Conahp debateu a reestruturação do sistema de saúde com foco em atenção primária

Representantes do setor alertaram para a necessidade do protagonismo dos hospitais neste processo de reorganização

No segundo dia do Conahp 2019, a primeira palestra do eixo “Modelo assistencial” discutiu o papel dos hospitais nas redes de Atenção Primária à Saúde e a integração do sistema. O debate reuniu os especialistas Gonzalo Vecina, professor assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP; Giovanni Cerri, vice-presidente do Instituto Coalizão Saúde (ICOS); e Renato Tasca, coordenador da Unidade de Saúde de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS. A moderação foi de Claudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Segundo Lottenberg, é importante discutir o papel dos hospitais para ter um protagonismo positivo neste novo momento da medicina baseada em valor. “Debatemos não somente porque achamos que o modelo de saúde tem de mudar, mas porque há uma pressão econômica envolvida”, afirmou.

Tasca comentou que o princípio de saúde universal é consenso em todos os fóruns e eventos internacionais do setor. “Precisamos de uma agenda política para garantir a saúde universal. Algumas estratégias têm se demonstrado fundamentais para que o acesso seja ampliado a toda a população, como o médico de família e o atendimento primário”, avaliou(…). Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição de cobertura do Conahp 2019 da revista Panorama.

Compartilhe

Você também pode gostar: