Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Na prevenção do câncer de mama, o apoio pode vir do prato

Não é novidade que uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para a boa saúde. Segundo estudo publicado na Revista inglesa “The Lancet”, do Reino Unido, o excesso de peso é responsável pelo aumento dos riscos de 10 tipos de cânceres, entre eles o de mama. O poder dos alimentos é tão forte, que muitos deles podem prevenir o aparecimento de diversas doenças.

De acordo com a nutricionista Lidiane Bragança, do Hospital Anchieta, o alho, a cebola, o repolho e a couve possuem substâncias chamadas Organo Sulfúricas, que inibem a proliferação celular que ocorre no processo de formação do câncer. “Outro alimento importante é a soja, pois contém substâncias chamadas Isoflanóides, que atuam na parte hormonal. O indicado é que a menina, a partir da primeira menstruação, inicie o uso da soja diariamente em sua alimentação”, explica a especialista.

Outros alimentos como amora, cenoura e romã possuem substâncias chamadas carotenoides, que fortalecem o sistema imunológico. “Inibem a diferenciação celular, que ocorre quando há formação de tumor”, justifica a nutricionista. Além de manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas, é importante que a mulher faça exames periódicos. Especialistas destacam que o autoexame não substitui o exame clínico das mamas feito por um médico.

Fonte: Hospital Anchieta – 10.10.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: