Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Moinhos de Vento se une a outras organizações para lançar guia inédito e gratuito sobre como ajudar de forma segura e eficaz em tragédias

Em maio de 2024, o Brasil enfrentou um dos maiores desastres ambientais de sua história. No Rio Grande do Sul, enchentes devastadoras deixaram um rastro de mortes, milhares de famílias desabrigadas, mais de 600 mil pessoas deslocadas e um trauma coletivo ainda presente na memória do país. Em função das mudanças climáticas, pesquisadores apontam que tragédias como esta serão cada vez mais frequentes e intensas. 

Um ano depois, como estamos nos preparando para os próximos desastres?

Pensando nisso, o Hospital Moinhos de Vento | Instituto Moinhos Social se uniu a outras organizações brasileiras — a VV. plataforma pioneira de inteligência humanitária no Brasil; o Instituto Ampara Animal, maior ONG de proteção animal do Brasil; e Vakinha, maior plataforma de crowdfunding da América Latina — para lançar o “Guia Prático: Como Ajudar em Situações de Desastres”, um material inédito, gratuito e acessível para capacitar qualquer cidadão a agir com responsabilidade e eficiência em situações de tragédias.

O objetivo é claro: alcançar pelo menos 100 mil downloads em todo o Brasil, fortalecendo a cultura de ajuda consciente, eficiente, estruturada e segura.

“A cada novo desastre, a solidariedade surge, mas também a desorganização. Doações sem destino, voluntários despreparados e desinformação acabam agravando a crise. Esse guia vem para mudar isso: ele entrega orientações tangíveis, práticas e baseadas em experiência real para ajudar de verdade”, explica Mariana Serra, CEO da VV e idealizadora do projeto.

“Como presidente do Instituto AMPARA Animal, reforço a importância do trabalho voluntário como ferramenta essencial para a proteção e a preservação da vida animal. O voluntariado está ao alcance de todos: pequenas ações, como apoio em campanhas, cuidados com animais ou disseminação de informações, geram impactos concretos e duradouros”, afirma Juliana Camargo, fundadora e Presidente do Instituto Ampara Animal. 

A participação ativa da sociedade civil é fundamental para construirmos, juntos, um futuro mais ético e comprometido com a vida em todas as suas formas. “Assim como em países como Estados Unidos e Japão, o Brasil precisa fortalecer uma cultura de preparação para catástrofes. Este guia representa nosso compromisso em incentivar atitudes responsáveis e oferecer suporte integral — da prevenção ao cuidado emocional — a quem está na linha de frente e às populações mais vulneráveis”, destaca Melina Moraes Schuch, Superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento. 

“Mobilizar recursos financeiros de forma segura, ágil e eficiente é fundamental para garantir o socorro a vidas e mitigar danos em situações de calamidade. E uma colaboração organizada entre entidades governamentais e sociedade civil, como a proposta por este guia, possibilita a assistência adequada àqueles que mais necessitam. Juntos, é possível unir a capacidade de identificar as demandas emergenciais, e a alocação estratégica de esforços e recursos captados, fatores determinantes para o prognóstico das vítimas e consequente recuperação das comunidades”, compartilha Renata Fehlauer, Head de Causas do Vakinha.

O material reúne conhecimentos de ponta de quatro frentes essenciais:

  • VV | Inteligência Humanitária: orientações sobre voluntariado responsável, os princípios humanitários fundamentais e como ajudar de forma eficiente (e quando não ajudar).
  • Ampara Animal: cuidados com animais em desastres, primeiros socorros, manejo adequado e diretrizes seguras para quem deseja atuar na causa.
  • Hospital Moinhos de Vento | Instituto Moinhos Social: diretrizes sobre saúde física e mental para quem ajuda e para populações afetadas, com foco em prevenção de doenças e autocuidado.
  • Vakinha: como arrecadar recursos com ética, mobilizar redes com transparência e garantir confiança em campanhas de doação.

O guia estará disponível para download gratuito a partir do dia 05 de maio, no link: https://conteudo.vvolunteer.com.br/guia-pratico-desastres 

Quem deve baixar o guia?
Qualquer pessoa que deseja ajudar de forma segura em situações de desastre: voluntários, líderes comunitários, influenciadores, empresas, estudantes, profissionais da saúde, protetores de animais, educadores e cidadãos engajados.

Por que esse guia importa agora? Segundo a ONU, os desastres ambientais devem se intensificar até 2050, aumentando a pressão sobre comunidades e sistemas de resposta. No Brasil, o aquecimento global e a desigualdade territorial tornam o país altamente vulnerável. Estar preparado não é uma opção: é uma responsabilidade coletiva.


Sobre a VV:  é a maior plataforma de educação humanitária do Brasil, com operação em mais de 20 países, que forma pessoas e empresas para agir com consciência, impacto e responsabilidade diante das crises do mundo.

Sobre o Instituto Ampara Animal: é uma ONG brasileira fundada em 2010, que atua na proteção de cães, gatos e conservação de animais silvestres. Trabalha com campanhas de conscientização, castração, adoção e apoio a protetores independentes. Também desenvolve projetos de educação ambiental e reabilitação de animais silvestres vítimas de tráfico e maus-tratos. Todo o trabalho é focado na promoção da saúde única e na conservação da biodiversidade.

Sobre o Hospital Moinhos de Vento | Instituto Moinhos Social: referência no Brasil, é reconhecido entre os quatro melhores hospitais do país e uma das principais instituições de saúde do mundo em assistência, ensino e pesquisa. 

Sobre a Vakinha: é o maior site de doações online do Brasil e da América Latina. Reconhecido pela segurança, transparência e atendimento de excelência. é um Ecossistema do bem, com verticais que atendem negócios de impacto, ONGs, empresas de todos os portes, organiza eventos solidários e impulsiona causas que precisam de atenção, inclusive emergenciais.

Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Compartilhe

Você também pode gostar: