A Rede Mater Dei de Saúde promove o III Simpósio de Cardio-oncologia no dia 26 de agosto, das 8h às 12h30, na Sala de eventos do Hospital Mater Dei Contorno – 2º andar (Av. do Contorno, 9.000, Belo Horizonte/MG).
“Com os avanços do tratamento oncológico, houve um aumento significativo na qualidade e expectativa de vida das pessoas com câncer e por outro lado, observou-se que vários pacientes apresentavam problemas cardiovasculares durante ou após o tratamento. Alguns porque já apresentavam doença cardíaca, outros por desenvolverem alterações após uso de quimioterápicos, radioterapia ou devido a tratamentos que afetam o sistema cardiovascular (cardiotoxicidade). A integração entre a Oncologia e a Cardiologia surgiu neste contexto, objetiva a prevenção de eventos cardíacos, melhor qualidade de vida e maior assistência para os pacientes oncológicos. A realização do III Simpósio de Cardio-oncologia do Hospital Mater Dei irá permitir o compartilhamento de experiências neste âmbito. Contando com a participação de nomes da Cardio-oncologia nacional, sendo este evento mais um passo para aproximar as duas especialidades, que no Hospital Mater Dei, já constituem um serviço integrado”, explica a coordenadora do Serviço de Cardio-oncologia do Mater Dei, Patrícia Tavares. A médica também é uma das organizadoras do evento.
Organizado pelo Serviço de Cardio-oncologia e pelo Centro de Oncologia do Mater Dei, o Simpósio é destino a todos os profissionais da área de saúde. As inscrições deverão ser feitas pelo telefone (31) 9653-3638, com a médica Gabriela Chaves.
Participe!
Veja a programação:
8h – 8h30 Inscrições e Entrega de material
8h30 – 8h40 – Boas-vindas
Cenário da Cardio-oncologia na Rede Mater Dei de Saúde
Enaldo Melo de Lima – Coordenador do Centro de Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde
Sessão I
8h40 – 9h10
Mecanismos de Cardiotoxicidade por Quimioterápico
Carolina Silva – Médica assistente da Cardiologia do ICESP
9h10 – 9h30
Anti- antiangiogênicos
Alexandre Andrade dos Anjos Jácome – Oncologista Clínico do Centro de Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde e presidente do Comitê de Ética e Pesquisa da Rede
9h30 – 9h50
Cardiotoxicidade Tardia a Radioterapia
Gabriel Gil – Radio-oncologista do Serviço de Radioterapia da Rede Mater Dei de Saúde
9h50 – 10h10
Caso Clínico
Aline Chaves Andrade – Oncologista Clínico do Centro de Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde
10h10 – 10h30 – Discussão
Moderadores:
Marcos Andrade – Coordenador do Serviço de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde
Enaldo Melo de Lima – Coordenador do Centro de Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde
Intervalo
10h30 – 10h50 Coffee Break
Sessão II – 10h50 – 11h10
Cardiotoxicidade na Criança
Karina Corrêa Fonseca – Oncologista Pediátrica da Rede Mater Dei de Saúde
11h10 –11h40 – Ecocardiograma na avaliação precoce de cardiotoxicidade
Cláudia Freire – Cardiologista e Ecocardiografista – Atuante na área da cardiologia da mulher
11h40 – 12h10 – Cardioproteção
Maria Verônica dos Santos – Cardiologista Pediátrica e ecocardiografista, responsável pelo setor de Cardio-oncologia do Graacc/Unifesp
12h10 – 12h30 Discussão
Moderadores:
Aline Chaves Andrade – Oncologista Clínico do Centro de Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde
Patrícia Tavares Felipe – Coordenadora do Serviço de Cardio-oncologia da Rede Mater Dei de Saúde e médica assistente no setor de Internação da Rede
Fonte: Rede Mater Dei de Saúde – 25.08.2015