Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Mais de 60% da população está acima do peso e cerca de 12% é fumante

HCor realiza atendimento gratuito no Conjunto Nacional e identifica fatores de risco cardiovascular na população
Para celebrar o Dia Mundial do Coração, o HCor realizou atendimento gratuito e prestou orientações sobre saúde cardiovascular no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, quarta-feira passada (25/09). Quase 200 pessoas foram atendidas e, desse total, mais de 60% estava com IMC (Índice de Massa Corporal) e circunferência abdominal acima dos valores recomendados.
Esses são dois indicadores importantes da saúde cardiovascular. Estar acima do peso e ter gordura acumulada na circunferência abdominal aumentam o risco de infarto e de AVC (Acidente Vascular Cerebral). “Realizamos essa ação no Conjunto Nacional para mostrar à população quais hábitos devem ser evitados e quais devem ser adotados para cuidar bem do coração”, explica o Dr. Luiz Carlos Valente, cardiologista do HCor.
O excesso de peso já atinge cerca de 60% da população brasileira, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Ministério da Saúde aponta que 15,8% dos brasileiros são obesos, índice histórico no país. Hoje, as doenças cardiovasculares já representam a principal causa de morte no país, com 29,4% dos óbitos.
Além do excesso de peso, foi constatado que cerca de 12% das pessoas atendidas são fumantes. O tabagismo é também apontado como grave fator de risco cardiovascular e pode ser a causa de diversos tipos de câncer. Largar o cigarro e controlar o peso são duas atitudes fundamentais para cuidar bem do coração – Também é preciso estar atento aos índices de colesterol, cuidar da pressão arterial, evitar estresse, praticar exercícios regularmente e não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas.

Fonte: Hospital do Coração – 01.10.2013
Compartilhe

Você também pode gostar: