Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

JCI concede pela segunda vez acreditação ao Hospital Marcelino Champagnat

Hospital é o único do Paraná reconhecido pela excelência em segurança do paciente pela Joint Comission International

Com oito anos de história, o Hospital Marcelino Champagnat recebeu, em janeiro de 2020, pela segunda vez, a acreditação da Joint Commission International (JCI), sendo, dessa forma, reconhecido internacionalmente por sua excelência nos cuidados com a segurança do paciente. A acreditação foi concedida pela primeira vez em 2016 e, agora, foi renovada por mais três anos. Trata-se de uma das mais importantes certificações internacionais concedidas a hospitais.

O Marcelino Champagnat é o único hospital do Paraná e um dos 64 do Brasil que possui a acreditação da JCI. A instituição, organização não-governamental líder mundial em certificações de instituições da área de saúde, busca a cultura de qualidade e segurança oferecida ao paciente por meio de padrões rigorosos de atendimento em estabelecimentos de saúde do mundo todo.

O diretor geral do Hospital, José Octávio da Silva Leme Neto, destaca que, em apenas oito anos de atividade, o Hospital é referência no atendimento ao paciente em alta e média complexidade, com reconhecimento internacional pela JCI e outras instituições. “Isso coloca o Hospital Marcelino Champagnat e o atendimento por ele oferecido ao paciente em um elevado padrão de qualidade e segurança assistencial”, afirma.

A gerente de Qualidade, Bianca Piasecki, diz que o Hospital Marcelino Champagnat prega a cultura de segurança ao paciente desde sua concepção. “Desde o início de nossa história, escolhemos o manual da JCI por sabermos que possui um processo e uma metodologia mais abrangente e rigorosa a cultura da segurança. Isso já é uma premissa qualitativa que o Hospital optou antes da sua inauguração. O que justifica isso é a literatura e trabalhos internacionais mundialmente conhecidos nos quais o Hospital também se baseia”, explica.

Protocolos de segurança

A renovação da acreditação concedida pela JCI enfatiza que o hospital adota determinados padrões estabelecidos pela organização. Estes padrões são: acesso ao cuidado e continuidade de cuidado; direitos do paciente e da família; avaliação dos pacientes; cuidados ao paciente; anestesia e cuidados cirúrgicos; gerenciamento e uso de medicamentos; educação do paciente e familiares; melhoria da qualidade e segurança do paciente; prevenção e controle de infecções; governança, liderança e direção; gerenciamento e segurança das instalações; educação e qualificações dos profissionais; e gerenciamento da informação.

Essa reacreditação também mostra que o Hospital segue fielmente as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para segurança do paciente, com extremo cuidado e atenção para identificação do paciente; comunicação efetiva para evitar perda ou troca de informações sobre pacientes; uso de medicamentos com cuidado de prescrição e administração aos pacientes; cirurgia segura para evitar erros antes, durante e depois dos procedimentos; higiene das mãos, para evitar infecções hospitalares; e redução de quedas ou lesões por pressão.

Outros reconhecimentos

A qualidade do serviço prestado pelo Hospital Marcelino Champagnat também é reconhecida por outras instituições. Algumas delas são:

– AméricaEconomía Intelligence: por três vezes (2017, 2018 e 2019), o Hospital aparece na lista dos melhores hospitais e clínicas da América Latina. No ano de 2019, ocupava a 46ª colocação, sendo a única instituição do Paraná e a 12ª brasileira no ranking.
– Certificação 3M do Brasil: desenvolvimento das melhores práticas relacionadas à qualidade assegurada de limpeza e esterilização na categoria Black Diamond (no ano de 2017 e em 2019); e desenvolvimento das melhores práticas relacionadas à Qualidade Assegurada no Preparo de Pele e Normotermia, na categoria Diamond (no ano de 2018, com recertificação no ano de 2019).
– Congresso Mundial de Nefrologia, na Cidade do México: prêmio de melhor estudo clínico (entre mais de 300 trabalhos inscritos) ao estudo sobre a identificação de quadros de insuficiência renal aguda a partir de um teste de saliva. O trabalho foi desenvolvido pelo Hospital Marcelino Champagnat e coordenado por Roberto Pecoits Filho, membro do corpo clínico, e apresentado pela nefrologista Viviane Calice da Silva.
– Korn Ferry: Melhores Práticas de Engajamento em Serviços de Saúde, com destaque em Oportunidade de Desenvolvimento de Colaboradores (no ano de 2016).

Além destas, o Hospital Marcelino Champagnat também caminha para a certificação da Planetree, certificação internacional para organizações com atendimento centrado nas pessoas, prevista para 2021.

Dados do Hospital

Data da fundação: 17 de novembro de 2011
Instituição mantenedora: ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE CULTURA / Grupo Marista
Área construída: 27.521,65 m2
Número atual leitos operacionais: 116 no total – em expansão para 2022
Número atual de leitos de UTIs: 30 – em expansão para 2022

Sobre o Hospital Marcelino Champagnat

O Hospital Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de Check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Compartilhe

Você também pode gostar: