Na próxima sexta-feira (21), será realizado no Hospital São Rafael (HSR), em Salvador, o Seminário Científico sobre Inovação e Tecnologia. O evento, que tem o objetivo de estimular o debate sobre pesquisa, novos projetos da unidade de saúde e os impactos na sociedade, é voltado para profissionais de saúde e ocorrerá das 9h às 12h, no auditório da instituição. O evento marca o início da parceria entre o HSR e o Núcleo de Inovação e Pesquisa da Escola Bahiana de Medicina, uma parceria hospital-academia, com fins de incrementar a transformação de ciência em tecnologia.
As palestras vão girar em torno dos impactos da atividade científica na sociedade e em um hospital terciário, ressaltando ainda o que faz uma pesquisa ser tecnologicamente inovadora. O momento servirá também para apresentar os projetos em que o hospital esteve à frente, em termos de pioneirismo e inovação, a exemplo do processo six sigma da medicina nuclear, o desenvolvimento de método rápido para cultura de micro-organismos, além da terapia com uso de células-tronco.
Novos projetos também já estão engatilhados e serão discutidos durante o Seminário, como a inteligência artificial como auxílio de laudos de cintilografia miocárdica e a fotografia de calor como marcador prognóstico de sepses. O evento é organizado pela coordenação de pesquisa da unidade hospitalar.