Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital São Vicente de Paulo (RJ) promove ciclo de palestras com foco no tratamento do câncer de boca e cavidade oral

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ) promove, no próximo dia 27, o ciclo de palestras ‘Radioterapia da região orofacial’, voltado para profissionais que atuam na área da saúde bucal. O organizador da programação e chefe do serviço de Cirurgia Maxilofacial do HSVP, Pylyp Nakonechnyj, ressalta a relevância do tema para estimular cada vez mais a detecção precoce de tumores na boca, quinto tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o Inca, e que, na maioria das vezes, só é diagnosticado em estágios avançados. O evento tem entrada franca, mas é necessária a inscrição prévia.

O especialista explica que tratar tumores na região orofacial representa um desafio extra para os médicos assistentes. “A importância da face na sociabilidade dos pacientes exige que todos os esforços sejam feitos para um bom andamento do tratamento. Aqui no HSVP, o serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço atende pacientes que precisam de avaliação e orientação sobre o preparo da região para o tratamento, em função dos protocolos cirúrgicos e radioterápicos. Já outros pacientes passam antes pela Cirurgia Maxilofacial para triagem e seguem para a Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Radioterapia. É muito importante fazer a integração destes serviços, não deixando de fora a microcirurgia reconstrutora, que amplia a efetividade do tratamento”,diz.

A programação

Para apresentar o tema com uma visão multi e interdisciplinar, foram convidados a chefe do serviço de Radioterapia do HSVP, Anna Myriam Lannes Vieira, que abre programação do ciclo, com a palestra sobre ‘Protocolos de Radioterapia na Região Orofacial’, o professor da residência de Oncologia para Odontologia do Inca, Daniel Cohen Goldemberg, que irá abordar o ‘Tratamento Suportivo e de Reabilitação: Quais Devem Ser Os Cuidados Orais?’.

O chefe do serviço Maxilofacial do HSVP adianta que a partir de maio, será realizada uma sequência de três ciclos mensais com temas relacionados com Cirurgia Ortognática. “Este segmento da especialidade Maxilofacial tem avançado muito, com uso de diversos recursos digitais utilizados no planejamento e na execução de cirurgias com técnicas minimamente invasivas. Isso é muito vantajoso, pois resulta em menor trauma cirúrgico, menor permanência de internação, possibilitando ao paciente um retorno mais rápido à sua rotina”, relata Nakonechnyj.

Serviço:

Ciclo de palestras RADIOTERAPIA DA REGIÃO OROFACIAL

Dia 27 de Abril, das 9h às 12h

Hospital São Vicente de Paulo – Auditório do Centro de Convenções Irmã Mathilde

Rua Doutor Satamini, 333 – Tijuca

Moderador: Dr Pylyp Nakonechnyj

INSCRIÇÕES GRATUITAS: maxilofacial.hsvp@gmail.com

Fonte: Hospital São Vicente de Paulo (RJ)

Compartilhe

Você também pode gostar: