Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Santa Paula recebe o projeto “Dança nos Hospitais”

O Hospital Santa Paula receberá no dia 28 de junho o projeto “Dança nos Hospitais”, uma parceria entre a Cisne Negro Cia. de Dança e o Laboratório Cristália, que leva apresentações de balé ao ambiente hospitalar como forma de entretenimento para pacientes, acompanhantes, médicos e demais colaboradores.

O projeto levará 12 bailarinos ao hospital para apresentação de trechos do balé O Quebra-Nozes por aproximadamente 30 minutos em locais de circulação de pessoas, como o saguão. Em seguida, os bailarinos se separam em duplas e visitam quartos, UTIs e enfermarias para apresentações menores.

A ação impactará em torno de 600 pessoas, entre pacientes, familiares e o corpo clínico do hospital. O objetivo é promover a humanização do ambiente hospitalar, aproximando médicos, cuidadores e pacientes.

O psicólogo do Hospital Santa Paula, Luiz Gonzaga, explica como a dança contribui para o tratamento e recuperação dos pacientes. “A música se insere como meio para a melhoria da qualidade de vida do paciente internado no hospital, através do fazer musical, do agir sobre o objeto musical, no qual o paciente tem um papel ativo na busca de sua melhoria e alta hospitalar”.

De acordo com o psicólogo, a música é aplicada ao contexto terapêutico desde a Grécia Antiga. Durante a Primeira Guerra Mundial, este recurso era utilizado em hospitais nos Estados Unidos por ter efeito sedativo e relaxante. Na Segunda Guerra Mundial a prática foi retomada como terapia para recuperação de neuróticos de guerra.

Estudos apontam que a dança pode ser benéfica no tratamento de diversas enfermidades. Uma pesquisa da Unicamp mostra os efeitos da dança em pacientes que tiveram um AVC. Segundo monografia apresentada na Universidade São Marcos, em São Paulo, a dança também é positiva para mulheres com câncer de mama, auxiliando na melhora da percepção de imagem corporal destas pacientes.

Fonte: Hospital Santa Paula

Compartilhe

Você também pode gostar: