O Hospital Santa Paula, de São Paulo (SP), investe constantemente na inovação tecnológica dos principais segmentos que atua, entre eles neurologia e neurocirurgia. Como parte desta iniciativa, o local acaba de receber o microscópio Leica M720 OH5, equipamento para cirurgia de aneurismas intracranianos e de malformações arteriovenosas.
“Estima-se que 2% da população mundial tenha fraqueza congênita de parede de uma artéria cerebral que propicia a formação de aneurisma, uma dilatação anormal de uma artéria cerebral. A ruptura de um aneurisma no cérebro pode elevar o grau de mortalidade na população de adultos jovens onde está sua maior prevalência e incidência. O microscópio Leica M720 OH5, além de lentes potentes, oferece filtros que captam a indocianina verde dando visibilidade ao aneurisma clipado e permite identificar se houve obstrução de artérias indesejáveis. Em malformaçōes arteriovenosas, outra doença vascular do encéfalo, este microscópio pode efetuar uma análise completa da malformação e seus ramos”, explica o diretor médico do Hospital Santa Paula, Otavio Gebara.
O Instituto de Neurologia Santa Paula tem foco em atendimento de alta complexidade e recebeu, recentemente, um investimento de R$ 10 milhões. A unidade já oferece tratamento para pós-AVC (Acidente Vascular Cerebral) – com certificação internacional de excelência pela Joint Commission International (JCI), além de tratar patologias neurológicas e neurocirúrgicas, composta por UTI neurointensiva e neurologista no pronto-socorro 24 horas.
O pronto-socorro recebe em torno de oito mil pacientes ao mês. Desses, em torno de 700 são de demandas neurológicas, com pelo menos 30 casos de suspeitas de AVC por mês.
Fonte: Portal Hospitais Brasil
Data: 28/04/2017