Criado pelo Instituto Abaçaí, de Santa Catarina, para reconhecer iniciativas que promovam o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população local, o programa Selo Social é inteiramente gratuito para as organizações. Todavia, para que um projeto como este consiga ser executado plenamente e trazer os resultados que dele se esperam, são necessários investimentos.
O Hospital Santa Marta é uma das empresas que firmaram o compromisso com Taguatinga (DF) ao atuar como um investidor Social, realizando doações sistemáticas ao Instituto Abaçaí, que são destinadas integralmente ao custeio do projeto, tornando-o gratuito a todos os participantes. “A contribuição dos investidores é crucial para que o programa se desenvolva na cidade. Isto possibilita que as organizações participantes recebam orientações adequadas para tirar do papel projetos e ações que atingem um grande número de pessoas um caso de benefício mútuo”, explica o presidente do Instituto Abaçaí, Áureo Giunco Jr.
Ao associar-se a uma iniciativa como o Selo Social, o HSM reafirma seu interesse em contribuir com questões-chave para o desenvolvimento sociocultural local, tornando-se sensível às necessidades da comunidade. “O Hospital Santa Marta entende a importância e necessidade de fomentar ações na área de assistência social. Taguatinga precisa desse investimento”, destaca o Diretor do Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa, Calvino de Oliveira.
O lançamento do programa em Taguatinga aconteceu no dia 3 de maio e o período de inscrição está aberto até as 50 vagas serem preenchidas. Qualquer empresa, organização da sociedade civil ou governo que quiser estruturar projetos para mudar a realidade local pode se inscrever.
ISMEP como membro do Conselho
O Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa – ISMEP participará do programa como Conselheiro. Isso significa que será um dos responsáveis por indicar as organizações que devem receber a certificação, bem como os Objetivos de Desenvolvimento a ser atrelados ao Selo Social de cada uma delas. Para tomar esta decisão, os conselheiros devem avaliar e fazer considerações sobre o impacto que cada projeto apresentado trará para a comunidade. “Faz parte da missão do ISMEP a realização de projetos sociais e, ao recebermos o convite para participar do Conselho, vimos a oportunidade de estarmos inseridos no contexto de realizador social”, avalia Calvino.
Selo Social
O programa, articulado nacionalmente pelo Instituto Abaçai, atua na qualificação e mensuração dos resultados de ações, por meio do monitoramento e reconhecimento dos impactos sociais. É uma certificação concedida a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que demostrem Compromisso Social. O programa já foi implantado, com sucesso, em cidades dos estados de São Paulo e Santa Catarina, e este ano amplia a atuação para Brasília e Rio Grande do Sul. Sua obtenção tem impactado positivamente sobre a credibilidade das organizações, transformando-se em um importante diferencial.
Empresas, entidades sociais e órgãos públicos podem se inscrever gratuitamente para participar da certificação do Selo Social.
Fonte: Hospitais Brasil
Data: 09/05/2017