As inscrições para o processo seletivo 2018 da Residência Médica do Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa estão abertas até o dia 20/11. Além das especialidades de Anestesiologia, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Neonatologia, Radiologia e Diagnóstico por imagem, os candidatos podem optar este ano pela especialidade de Otorrinolaringologia, nova modalidade que esta sendo oferecida. As provas serão realizadas em Brasília, no dia 2 de dezembro, em local a ser definido pelo Instituto Americano de Desenvolvimento ( IADES). Para participar do programa, o candidato deve ser formado em medicina, e caso queira optar pelo programa de Neonatalogia, há necessidade de ter formação em Pediatria, e para Medicina intensiva, o pré-requisito é ter formação em Anestesiologia ou Clínica Médica. Os candidatos usarão o Hospital Santa Marta como cenário de prática.
Focado no aprimoramento do conhecimento científico e aplicado da equipe médica, o ISMEP é o único Instituto de hospital privado do Distrito Federal credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer seis programas simultâneos de Residência Médica. A infraestrutura do Hospital Santa Marta é moderna e possui tecnologia de ponta, abriga 230 leitos, sendo 66 de UTI, o que possibilita uma melhor performance dos seus profissionais. Além disso, a Instituição, que investe continuadamente em pessoas e processos, também é Acreditada com Excelência – ONA III pela Organização Nacional de Acreditação e conta com um corpo clínico qualificado para docência, alta complexidade cirúrgica e multidisciplinaridade médica.
O Programa de Residência Médica 2018 estará sob a gestão do Dr. Henrique Guimarães, anestesiologista, professor da UNB, visitador do MEC para credenciamento de programas de residência médica, que atua desde 1984 com Residência Clínica e docência e agrega à equipe do ISMEP toda a sua expertise.”O nosso Programa de Residência oferece um excelente cenário de prática e preceptores empenhados na formação de egressos que estarão aptos para atuar no mercado de trabalho”, explica Dr. Henrique, que participou esse ano do credenciamento e transferência de todos os programas do HSM para o ISMEP. O programa tem como objetivo formar bons profissionais médicos por meio do conhecimento científico, raciocínio clínico, desenvolvimento de habilidades práticas e o profissionalismo baseado na ética.
Uma outra vantagem para o futuro residente do Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa é o acompanhamento do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), um colegiado interdisciplinar e independente, criado pela comunidade médica e clínica do Hospital Santa Marta. Esse comitê recebe projetos para análise de origem interna e da comunidade cientifica e quando aprovado, ele passa a ser corresponsável pelos aspectos éticos desse projeto. Uma publicação sem a aprovação prévia do CEP pode não ser autorizada para publicação em revistas científicas.
As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas pelo site do Instituto Americano de Desenvolvimento, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br. Todas as etapas do programa serão acompanhadas pelo Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa – ISMEP. O edital está disponível para consulta nos sites da Fundação e do Hospital Santa Marta.