Fruto da bem-sucedida parceria entre o Hospital Santa Cruz e a Toyota do Brasil, no dia 25 de maio foi realizada a palestra ‘COMO O SISTEMA DE PRODUÇÃO DA TOYOTA – TPS CONTRIBUI PARA MELHORIA CONTÍNUA NA ÁREA DE SAÚDE’, pela primeira vez ao público tendo o CEO para América Latina e Caribe da companhia, Steve St. Angelo, a frente de um abrangente panorama e estudo sobre todos os benefícios obtidos até agora.
A iniciativa pioneira no país em aplicar numa Instituição médica um sistema onde o objetivo final fosse atender às necessidades dos clientes no menor prazo possível, com o menor custo e o alcance da mais alta qualidade, era mais um passo do hospital em busca de sua excelência. E em setembro de 2015 iniciava-se a implementação do Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS) no Santa Cruz, primeiro e único do Brasil a contar com a metodologia.
Com uma equipe de especialistas da montadora e colaboradores do HSC, a área de Pronto Atendimento foi o ponto de partida para observação e análise. Do tempo de espera a qualidade de atendimento e forma como os pacientes se deslocavam pelo local, pôde-se planejar a primeira economia de tempo e recursos. E os resultados foram animadores.
As intervenções realizadas reduziram em 22% o tempo que um enfermeiro levava para montar o kit de medicamentos dado aos pacientes. A espera por atendimento ficou em tempo médio 30 minutos menor que antes. O profissional passou a iniciar a medicação mais rápida e ganhou 11 minutos por turno com essa agilidade. Já o deslocamento do paciente foi reduzido em 80 metros.
E os preceitos do sistema não poderiam estar mais de acordo com a filosofia empregada pelo HSC em seu dia a dia. O TPS segue à risca o conceito Kaizen de liderança focada na melhoria contínua, que também faz parte da gestão da entidade nipo-brasileira.
Desenvolvido no pós-Segunda Guerra Mundial por Taiichi Ohno, chefe de produção da Toyota na época, o TPS começou a ser empregado nas décadas de 60 e 70, sempre operando sob dois pilares: o Just-In-Time, ou seja, produzir e transportar aquilo que é necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária; e o Jidoka, conceito que propõe 100% de qualidade de produção sem permitir que um defeito ou falha siga sem ser identificado.
Case de sucesso em entidades dos Estados Unidos e Canadá, o TPS foi responsável por otimizar os atendimentos hospitalares da cidade de New Orleans após a passagem do furacão Katrina, além de ter sido empregado até mesmo para a reconstrução de áreas destruídas.
Fonte: Portal Hospitais Brasil
Data: 26/05/2017