Inovações fortalecem o posicionamento do Hospital como centro de referência em procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia, neurologia, oncologia, ortopedia e doenças hepáticas.
O Hospital Santa Catarina – Paulista acaba de realizar um investimento de R$ 11 milhões na aquisição e instalação de dois novos equipamentos de última geração: um aparelho de ressonância magnética e um sistema de hemodinâmica. A iniciativa amplia a capacidade de atendimento e reforça o posicionamento do hospital como referência em tecnologia, inovação e qualidade assistencial.
“O investimento em equipamentos desse porte reflete nossa estratégia de estar sempre na vanguarda, oferecendo aos pacientes acesso às melhores tecnologias disponíveis no mundo”, afirma Rogério Quintela Pirotto, diretor geral do Hospital Santa Catarina – Paulista.
“Os novos equipamentos agregam ainda mais precisão diagnóstica aos exames, além da realização de procedimentos minimamente invasivos para casos de alta complexidade, fortalecendo a nossa qualidade assistencial e a obtenção de desfechos clínicos mais eficientes”, destaca Dr. Renato Vieira, diretor técnico do Hospital.
Tecnologia de hemodinâmica de última geração
O grande destaque é a chegada do Siemens Healthineers Artis icono floor PRO, sistema de hemodinâmica avançado. A solução oferece imagens tridimensionais ao vivo (4D), cortes tomográficos de altíssima resolução e Inteligência Artificial embarcada, que garante mais precisão e segurança em procedimentos de alta complexidade.
O novo sistema amplia significativamente a capacidade do hospital no diagnóstico e tratamento de uma ampla gama de doenças, incluindo aneurismas cerebrais, malformações arteriais, doenças coronarianas, obstruções biliares, além de procedimentos minimamente invasivos para alguns tipos de tumores e controle de dores crônicas.
“O grande diferencial do Artis icono floor PRO está na altíssima qualidade das imagens e nas ferramentas inteligentes que auxiliam a equipe médica em tempo real, com visualização detalhada do fluxo sanguíneo e planejamento mais seguro dos procedimentos. Isso tem um impacto direto na segurança do paciente e na eficácia dos tratamentos”, explica a Dra. Carla de Oliveira Assis, gerente médica do Hospital Santa Catarina – Paulista.
Segundo ela, o equipamento oferece um pacote completo de recursos, que permite realizar desde procedimentos cardiológicos, como trocas valvares por cateter e angioplastias, até intervenções neurovasculares de alta complexidade, como embolizações de aneurismas e tratamento de malformações arteriovenosas. Também possibilita procedimentos oncológicos, como quimioembolizações e ablações tumorais, ambos minimamente invasivos e utilizados no tratamento de alguns tipos de câncer.
Ressonância magnética com mais conforto, agilidade e precisão
O hospital também inaugurou uma nova sala de ressonância magnética equipada com o Siemens Magnetom Altea 1.5T, que alia conforto, agilidade e qualidade diagnóstica. O equipamento conta com tecnologias como Turbo Suite, que reduz em até 50% o tempo dos exames, e Deep Resolve, que utiliza inteligência artificial para gerar imagens mais precisas, mesmo em exames acelerados.
A nova ressonância permite diagnósticos mais rápidos, precisos e confortáveis para uma ampla gama de doenças. Entre os principais benefícios estão a avaliação de doenças neurológicas, como esclerose múltipla, demências e epilepsia, além de lesões ortopédicas, patologias cardíacas, mapeamento detalhado de endometriose profunda, controle de cânceres e doenças hepáticas. Um dos destaques é a elastografia por ressonância magnética, que permite avaliar, de forma não invasiva, a rigidez do fígado, exame fundamental no acompanhamento de pacientes com fibrose, esteatose ou que passaram por transplante hepático.
“O Altea representa uma nova geração de equipamentos que alia precisão, conforto e rapidez. Isso se traduz em benefícios diretos para o paciente, seja no diagnóstico de doenças complexas, como esclerose múltipla, endometriose e fibrose hepática, seja na melhoria da experiência durante o exame”, explica a Dra. Érica Rabello Lopes da Costa, gerente médica do Hospital Santa Catarina – Paulista.
Segundo ela, além da alta qualidade das imagens, o equipamento oferece um túnel mais amplo e silencioso, o que melhora a tolerância dos pacientes, especialmente crianças, idosos ou pessoas com ansiedade, e reduz significativamente a necessidade de sedação.
Tecnologia a serviço do cuidado humanizado
Com essas aquisições, o Hospital Santa Catarina – Paulista fortalece seu posicionamento como centro de referência em procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia, neurologia, oncologia, ortopedia e doenças hepáticas.
“A aquisição destes equipamentos está em linha com o Plano Diretor de obras e expansão do nosso Hospital”, afirma Silvia Andrade, diretora de operações da unidade. “Queremos, dessa forma, colocar à disposição dos nossos pacientes e médicos o que há de mais avançado em tecnologia, ampliando assim o nosso compromisso com o cuidado seguro, sem nunca deixar de lado a humanização, que sempre foi a nossa marca”, completa.