Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Pilar e IHOC promoveram evento com transmissão de cirurgia ao vivo

O Hospital Pilar e o IHOC/Oncoclínicas (Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba) promoveram nos dias 17/01 e 18/01, na Associação Médica do Paraná, evento direcionado ao tratamento de câncer gástrico. Em um formato envolvendo palestras, discussões e transmissão de cirurgia ao vivo, a programação contou com especialistas de diferentes áreas.

Como tema “Cirurgia minimamente invasiva para o câncer gástrico: onde estamos? “, o cirurgião oncológico Fernando Ernesto Cruz Felippe, do Hospital do Câncer de Barretos (Hospital de Amor), abordou o uso da cirurgia laparoscópica/robótica no tratamento dessa doença, ao longo de palestra na sexta-feira.

Sob coordenação do cirurgião oncológico do Hospital Pilar, Bruno Roberto Azevedo, no sábado aconteceu a transmissão, ao vivo, de cirurgia programada para o centro cirúrgico do Hospital Pilar.

O procedimento foi exibido no anfiteatro da Associação Médica do Paraná com a coordenação da médica Maria Cristina Sartor, especialista em doenças do aparelho digestivo e diretora técnica da clínica Lucano, localizada no Complexo de Saúde do Hospital Pilar. Os especialistas em câncer do aparelho digestivo Luiz Antônio Negrão Dias, Fabiano de Oliveira Bittencourt e Marciano Anghinoni foram os responsáveis por promover debates acerca do tratamento cirúrgico do câncer gástrico, contando com a presença de médicos convidados.

Segundo o coordenador, Bruno Roberto Azevedo, a ideia foi “mostrar a importância da cirurgia minimamente invasiva na oncologia, e também esclarecer que na cidade temos plenas condições de realizar esse tipo de tratamento”. A cirurgia ao vivo foi feita em um paciente com câncer gástrico, com procedimento totalmente feito por laparoscopia. “Destacamos as vantagens desse tipo de cirurgia, incluindo o menor sangramento, menos uso de analgésicos e menor tempo de recuperação no pós-operatório”.

Compartilhe

Você também pode gostar: