Dando continuidade ao seu projeto de expansão, o Hospital Moinhos de Vento inaugura na próxima segunda-feira (16), às 20h, no 6° andar do Bloco B, em Porto Alegre, a nova Unidade de Diálise da instituição. Destinada ao tratamento de pessoas que apresentam quadro de Insuficiência Renal Crônica- doença que atinge mais de 10 milhões de brasileiros cujos rins perderam a função de filtragem de impurezas do sangue – a nova área contará com quatro máquinas de Hemodiafiltração. Única no Estado, é uma terapia que realiza a combinação de hemofiltração e hemodiálise, procedimento mais eficiente que resulta em uma melhor remoção de molécula médias , responsáveis por varios sintomas da insuficiência renal crônica.
Na Hemodiafiltração elevados volumes são filtrados carregando consigo as substâncias tóxicas do organismo. Este volume é reposto ao mesmo tempo por uma solução livre de toxinas. O procedimento permite a determinado grupo de pacientes com risco cardiovascular elevado, desnutrição, anemia e hiperfosfatemia de difícil controle e aqueles com complicações tardias da hemodiálise ( amiloidose , neuropatia) uma melhor resposta ao tratamento . Além de reduzir taxas de hospitalizações e infecções.
A Unidade de Diálise do Hospital Moinhos de Vento oferecerá, ainda, modernas instalações que proporcionarão mais privacidade e comodidade para os pacientes e familiares. Também contará com equipe multidisciplinar capacitada para prestar o melhor cuidado médico e assistencial, seguindo os pilares do modelo assistencial da instituição que alia humanização, qualidade assistencial e a segurança dos seus pacientes.
Entre as outras novidades, está a conexão de todas as máquinas de diálise com computadores, que permite o monitoramento dos pacientes em tempo real, a punção dos pacientes é realizada com acompanhamento ecográfico, e a distribuição de postos de atendimentos móveis entre os colaboradores, pois assim as informações que hoje são segmentadas passam a estar em rede. Dessa forma, médicos que estão à beira do leito poderão mandar mensagens aos demais profissionais, prescrevendo procedimentos e enviando orientações online. Já a não-reutilização dos filtros garante 100% da efetividade da purificação e o elevado padrão de qualidade na filtragem do sangue, também reduz o risco de doenças infectocontagiosas, como hepatite.
Tipos de tratamento que serão oferecidos na Unidade de Diálise
• Conservador
• Hemodiálise alta eficiência
• Diálise Peritoneal
• Manual: CAPD – Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua
• Automatizada: DPA – Diálise Peritoneal Automatizada
• Transplante renal
• Hemodiafiltração on line
Fonte: Hospital Moinhos de Vento – 13.09.2013