Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Meridional realiza transplante “dominó”

O procedimento consiste no transplante simultâneo entre três pessoas, um falecido e dois vivos

O Hospital Meridional, em Cariacica, realizou um procedimento raro e de alta complexidade no final do mês de fevereiro. O “transplante dominó” ou “transplante repique”, prática que consiste nos transplante simultâneo entre três pessoas, um falecido e dois vivos. Os transplantados se recuperam conforme esperado.

O procedimento consiste na retirada do fígado de pacientes com uma doença chamada polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), que recebem outro órgão de um doador morto. Simultaneamente, o fígado de paciente de PAF é transplantado para outro paciente, da fila de transplantes. A prática foi regulamentada por portaria do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde no dia 19 de julho de 2007.

A PAF é uma doença hereditária, que se caracteriza pela deposição nos nervos periféricos de uma fibra amiloide (pré-albumina anômala), produzida por uma deficiência enzimática do fígado. No geral, a PAF é assintomática até em torno dos 25 anos mas, quando se manifesta, se não for feito o transplante a doença pode evoluir chegando a causar o óbito do paciente.

Grupo Meridional

O Hospital Meridional, em Cariacica, Espírito Santo, foi inaugurado com 50 leitos e se tornou um complexo hospitalar de alta qualidade e resolutividade. Prezando pela qualidade dos serviços e segurança de seus pacientes e profissionais, o Meridional realiza procedimentos de alta complexidade, atendendo às necessidades da população de todo o Estado do Espírito Santo e estados vizinhos. 

Os constantes investimentos fizeram com que o hospital alcançasse, atualmente, 164 leitos, sendo 60 de UTI, com mais uma expansão prevista para ser entregue em março de 2015, que irá acrescentar 35 leitos à instituição. Dentro desses investimentos, é importante mencionar os novos serviços recém instalados: medicina hiperbárica em 2013 e assistência domiciliar em 2014.

O Grupo Meridional é composto pelos hospitais Meridional e São Francisco (Cariacica), Praia da Costa e São Luiz (Vila Velha), e com previsão de iniciar as operações em dezembro de 2015, o Hospital Meridional São Mateus (Norte do ES).

Fonte: Hospital Meridional – 10.03.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: