Seleção HMD traz série de palestras sobre países que disputarão jogos pelo torneio em Porto Alegre
Nesta quarta-feira (29/1), o Hospital Mãe de Deus dá o pontapé inicial ao Seleção HMD, programa que capacitará seu público interno sobre algumas peculiaridades dos países que irão disputar jogos em Porto Alegre durante a Copa do Mundo. A iniciativa integra uma série de ações da instituição que objetiva a preparação de sua equipe para atender a demanda de estrangeiros na área da saúde. Com participação de representantes de entidades internacionais, as aulas são gratuitas e abertas para funcionários de todo Sistema de Saúde Mãe de Deus.
O país escolhido para a estreia do programa é a França. A partir das 9h, na Sala 2 da Área Médica, serão repassadas informações sobre cultura de atendimento e saúde nesse país, além de características do povo francês. A aula terá cerca de uma hora de duração e contará com as presenças do diretor da Aliança Francesa e representante da Cooperação Cultural França – Rio Grande do Sul, Jacques Petriment, e do agente consular e representante do Consulado Honorário da França, Ricardo Lopes Kotz.
Conforme a relações internacionais do Mãe de Deus, Camila Soares, o Seleção HMD busca qualificar o atendimento da instituição e estimular a autoestima de profissionais. “Assim como desejamos receber bem turistas e atletas que visitarem Porto Alegre, queremos também estimular a capacitação contínua de nossa equipe. Em um ano tão peculiar, como esse de Copa do Mundo, esse pode ser o nosso diferencial”. Camila destaca que o hospital já realiza outros projetos de preparação com o mesmo foco, a exemplo do programa que selecionou recentemente 120 funcionários de diferentes áreas para o estudo de línguas estrangeiras, principalmente o inglês. “Após concluir este curso, o colaborador terá destacado em seu crachá que está habilitado para atender em outro idioma. Isso agiliza os serviços prestados e oportuniza segurança ao paciente internacional”.
Como outras instituições que se preparam para movimentação estrangeira no país na metade do ano, o Hospital Mãe de Deus mantém um grupo focado nesta questão: o TAPI, Time de Acolhimento ao Paciente Internacional. Este comitê é um dos responsáveis pela organização do Seleção HMD. Além da aula temática da França, estão previstas nos próximos meses as palestras sobre Argentina (26/2), Holanda (10/2), Argélia, Austrália e Honduras (25/4) e Coréia do Sul e Nigéria (15/5). Funcionários interessados em participar do programa podem se inscrever através do site www.maededeus.com.br/universidade.
Fonte: Hospital Mãe de Deus – 28.01.2014