Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Madre Teresa recebe simpósio de terapia renal contínua

O Hospital Madre Teresa (HMT) sediou o Simpósio de Terapia Renal Contínua, realizado no último dia 07 de junho, no Centro de Estudos da Instituição. O evento, realizado em uma parceria entre o HMT, o Nucleo de Nefrologia de Belo Horizonte e com apoio da empresa Baxter, reuniu mais de 150 profissionais, entre membros das equipes do HMT e especialistas das áreas de nefrologia, clínica, médicos intensivistas, reumatologia, neurologia, cardiologia, oncologia, nutrição, farmácia e enfermagem de Belo Horizonte.

Na abertura, a diretora geral do Hospital Madre Teresa, Irmã Fabiana Cândido, agradeceu a presença de todos e enalteceu a realização de um seminário deste porte na Instituição, reafirmando o compromisso do Hospital com o desenvolvimento cientifico e a disseminação do conhecimento. Em seguida, o coordenador do Serviço de Nefrologia da HMT, Dr. Denio Braga, apresentou a dinâmica do serviço, a importância da qualidade da interação com a equipe intensivista e também falou sobre a qualidade da parceria com o Núcleo de Nefrologia de Belo Horizonte, que presta apoio ao HMT no tratamento dos pacientes nefrológicos internados no Hospital.

Considerado um sucesso, o simpósio discutiu ainda temas como os casos clínicos, as indicações para a terapia renal contínua e a interface entre as clínicas. Em sua apresentação sobre o assunto, a nefrologista Dra. Maristela Carvalho, especialista no assunto e médica responsável pela UTI de Nefrologia do Hospital das Clínicas e Membro da comissão científica dos cursos de Insuficiência Renal Aguda no Hospital Sírio Libanês, ambos em São Paulo, abordou a diversidade terapêutica e reforçou a necessidade de conhecimento e discussão do quadro clínico para o bom resultado de uma terapia renal substitutiva. Outro destaque do encontro foi a apresentação do Dr. Roberto Sampaio Drummond, nefrologista do Núcleo de Nefrologia de Belo Horizonte e de outras grandes instituições da capital, que falou sobre a troca terapêutica de plasma por meio de equipamento próprio para este procedimento.

Fonte: Hospital Madre Teresa

Compartilhe

Você também pode gostar: