Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Madre Teresa realiza seminário de psicologia hospitalar

Ao pensar em psicologia, o que vem à sua mente? Talvez a resposta seja um divã (sofá) e um profissional sentado ao lado segurando um bloquinho e tomando nota de tudo o que o paciente está falando. Contudo, a psicologia é mais ampla do que parece e entre as diversas especialidades psicológicas está a psicologia hospitalar. Para apresentar e debater sobre este campo, o Hospital Madre Teresa, por meio do Serviço de Psicologia, promoveu, no último sábado (01/04), o evento “A cena hospitalar: Seminário de Atualização em Psicologia”, com aula ministrada pelo médico psiquiatra, psicanalista, psicólogo clínico e hospitalar Dr. Alfredo Simonetti.

O especialista falou sobre o papel do psicólogo durante o processo de internação e enfatizou que “o foco da psicologia hospitalar não é a doença, mas o entorno”. Para Dr. Alfredo Simonetti, o profissional deve buscar entender e amparar o paciente quanto aos aspectos relacionados às consequências que o diagnóstico e o tratamento da doença estão trazendo para a rotina daquela pessoa. Segundo o médico e psicólogo, é necessário que a psicanálise esteja fora da rotina de atendimento da psicologia hospitalar. “Por mais que a ferramenta seja eficaz, ela deve ser utilizada nas situações adequadas. Ainda que o martelo seja perfeito para pregar um prego, não utilizamos martelos para pregar botões”, comentou.

Durante o encontro, foram apresentados temas como “A relação entre a medicina e a psicologia hospitalar”, “O papel do psicólogo no hospital” e os “Aspectos técnicos a respeito da evolução no prontuário”. O público era composto principalmente de profissionais e estudantes de psicologia que tiveram a oportunidade de estar em contato com uma das maiores referências da área no Brasil. Esta é a terceira vez que o Dr. Alfredo Simonetti vem ao Hospital Madre Teresa para ministrar aulas.

Fonte: Hospital Madre Teresa

Compartilhe

Você também pode gostar: