Com iniciativa inédita em Belo Horizonte, o Hospital Madre Teresa (HMT) apresentou, nesta quarta-feira (11/03), o seu Protocolo de Manejo de Hipoglicemia, ou seja, a normatização do atendimento para o paciente com distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue.
A apresentação do protoloco que será adotado pela Instituição foi precedida pela aula “Abordagem multidisciplinar na hipoglicemia”, ministrada pela endocrinologista do HMT, Dra. Maria Aparecida Cosso. “Temos uma grande clientela que interna com quadro de diabetes necessitando de um tratamento multidisciplinar, por isso a necessidade implantar um protocolo para o manejo desta doença”. A endocrinologista alerta, ainda, que as drogas usadas para o tratamento da hipoglicemia são, junto com os anticoagulantes, as que merecem mais atenção por parte da equipe médica e assistencial, por trazerem risco.
Para a coordenadora de enfermagem, Angela Vieira o novo protocolo representa a própria essência da enfermagem que é cuidar do paciente com segurança. “A implantação do Protocolo de Manejo de Hipoglicemia oferece maior autonomia para o enfermeiro atuar no quadro de hipoglicemia e prevenir a manifestação mais severa que pode deixar sequelas para o paciente”.
A iniciativa da implantação do protocolo foi do Time do Paciente Crítico formado por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas, confirmando ainda mais o caráter multidisciplinar.
Fonte: Hospital Madre Teresa – 13.03.2015