Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Ernesto Dornelles lidera primeiro painel nacional sobre Gestão de Operações Complexas e Resiliência Operacional

O Hospital Ernesto Dornelles (HED) foi protagonista do primeiro painel brasileiro sobre “Gestão de Operações Complexas | Resiliência Operacional e Engenharia de Resiliência”, realizado em 30 de abril, no TECNOPUC, em Porto Alegre. A instituição, que é pioneira na aplicação prática das diretrizes da Engenharia de Resiliência no setor de saúde, coordenou o encontro que reuniu especialistas de diferentes segmentos — saúde, aviação, gás e óleo — para discutir desafios e soluções voltadas à resiliência em operações de alta complexidade.

Com a moderação de Renata Gueresi, Coordenadora de Gestão da Qualidade do HED, o painel reforçou o compromisso institucional com a segurança, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados, mesmo em cenários de alta demanda ou adversidade. A iniciativa integra uma estratégia mais ampla do hospital para promover uma cultura de adaptação contínua e melhoria nos processos assistenciais.

Participaram do debate Marcos Camargo (LATAM), Nicolas Ramos (GOL Linhas Aéreas), Pedro Melícias (Azul Linhas Aéreas), Josué Franca (Petrobras), Daiane de Oliveira (HED) e Rafael Trancoso (Adjust). Cada painelista trouxe contribuições práticas sobre os desafios de operar em ambientes dinâmicos e interdependentes.

Representando o HED, Daiane de Oliveira compartilhou experiências sobre a implementação do projeto ResiliHealth, voltado à gestão da complexidade nas unidades de internação. Um dos destaques da apresentação foi o uso de um painel único de visualização integrada, que aprimora a tomada de decisão assistencial. “O relatório de diagnóstico mostrou todos os pontos em que podemos atuar para aprimorar a assistência aos nossos pacientes”, destacou Daiane.

Para o superintendente executivo do HED, Odacir Rossato, o projeto representa uma transformação estratégica. “Esta iniciativa pioneira implementada no Ernesto Dornelles é um marco na busca contínua por excelência no atendimento multidisciplinar, promovendo a segurança, inovação e transformando desafios em oportunidades de crescimento”, afirmou.

Ao liderar esse painel inédito no país, o Hospital Ernesto Dornelles reforça seu papel como referência nacional em práticas inovadoras de gestão hospitalar e resiliência organizacional.

Fonte: Hospital Ernesto Dornelles

Compartilhe

Você também pode gostar: