Na próxima segunda-feira (20/3) é comemorado o Dia Internacional da Felicidade, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012. No Hospital Anchieta a data não irá passar em branco. Para celebrar o dia e incentivar a implantação da felicidade no ambiente de trabalho, o Dr. Felicidade, personagem criado pela Instituição, visitará profissionais e pacientes, entregando uma receita e algumas pílulas da felicidade.
Oferecer uma experiência memorável às pessoas e investir na felicidade organizacional de colaboradores e parceiros é uma meta audaciosa e inovadora, que promete transformar a cultura da Instituição, a partir deste ano. Desde sua criação, o Anchieta se destaca pela preocupação com a excelência, segurança nos procedimentos e o atendimento humanizado, e agora, mais uma vez, sai na frente, pautando sua gestão, nesta nova fase, pelo bem-estar de todos os envolvidos em suas atividades.
“Estou encantada com o que o Hospital está se propondo a fazer. Um dos poderes que adquirimos ao sermos felizes é a consciência da importância de se fazer o bem pelos outros. E um de nossos maiores propósitos é, justamente, fazer o melhor pelos outros, fazer a diferença”, afirmou a Diretora Executiva, Lorena Porto Pereira.
Novo projeto
Para a conquista desse objetivo foi concebido o projeto “Feliciência”, que prevê o redesenho da identidade organizacional voltada para o encantamento dos clientes, que passam a receber o tratamento de hóspedes, o mesmo dispensados às pessoas queridas que recebemos em nossas casas, além da capacitação dos colaboradores e a criação de um programa voltado ao bem-estar de todos.
O primeiro passo já foi dado com a pesquisa sobre a Felicidade Interna Bruta (FIB), realizada em fevereiro, e um programa de Formação em Ciência Hedônica de Base para a direção e gestores, ministrado por especialistas em diversas áreas, que abordam a questão da felicidade do ponto de vista da psicologia positiva, comunicação, filosofia e da neurociência.
O Hospital também está realizando uma nova pesquisa, conhecida como Net Promoter Score (NPS), que avalia a experiência do público e possibilitará conhecer o índice de recomendação do hospital para familiares e amigos.
Outro ponto importante foi a criação, em janeiro deste ano, do Comitê da Felicidade. Esse comitê é formado por cinco membros efetivos: Lorena Porto Pereira, Diretora Executiva; Maria Orlanda Pereira, Diretora de Clientes e Qualidade; Glória Gomes, Coordenadora de Recursos Humanos; Rosilda Avelar, Coordenadora Assistencial e Carla Furtado, especialista em Ciência Hedônica.
Gestão Disney
Em março teve início o treinamento do corpo gerencial em Liderança Positiva e a capacitação continuada para todos os colaboradores de alinhamento à cultura empresarial Disney, referência na aplicação da felicidade organizacional.
Desde novembro de 2016, diretores e gestores do Hospital Anchieta estão adotando as teorias do livro “Se Disney Administrasse Seu Hospital”, do autor Fred Lee, na sua rotina de trabalho. A publicação traz uma comparação das experiências do cotidiano das instituições de saúde com a referência em entretenimento, a Disney World.
De acordo com Lorena Pereira Porto, o maior desafio na gestão hospitalar é fazer que um ambiente totalmente complexo seja cumpridor de normas rigorosas em função da segurança do paciente, mas, ao mesmo tempo, afetuoso e acolhedor. “Nosso objetivo é desafiar todos nós para um novo modelo de atendimento, que vai muito além do satisfazer e dar toda segurança ao nosso cliente, mas nos desenvolver para sermos um elenco de encantamento e proporcionar experiências inesquecíveis a eles. Temos em nosso DNA o amor à vida, valor que praticamos incansavelmente quando voltamos todas nossas ações para a saúde do paciente de forma unificada”.
A diretora avalia que o trajeto para alcançar o atendimento sugerido na publicação não é fácil. “Existe toda uma mudança de comportamento e conceitos, é um caminho que perpassa por toda estrutura. Somos um elenco, entramos em um palco de atendimento e é preciso incorporar um script, desenvolver psicologia positiva, empoderar e celebrar as iniciativas dos colaboradores que tem atitudes positivas, com o objetivo de tornar memorável a estadia do nosso hóspede e consequentemente fidelizá-lo
Fonte: Hospital Anchieta