Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança nova turma do Curso de Capacitação de Socorristas em Saúde Mental

100% on-line, aulas acessíveis para profissionais individuais. Inscrições abertas até dez dias antes do início do curso

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz abre, em 02 de outubro, a nova turma do curso de Capacitação de Socorristas em Saúde Mental, voltado para profissionais interessados em aprender a identificar e apoiar situações de conflitos causadas por transtornos mentais. 

Criado em 2021, durante o auge da pandemia da Covid-19, as edições anteriores formaram cerca de 260 socorristas de diversos segmentos empresariais, além de colaboradores do próprio Hospital.

Essa é a segunda turma do ano e  o público-alvo são profissionais que desejam se capacitar para identificar, apoiar e prevenir o sofrimento mental em ambientes de trabalho e familiares.

Nesta nova edição, as aulas totalmente on-line terão duração de seis semanas, com carga horária de 18 horas, distribuídas em seis encontros entre os dias 02 de outubro e 06 de novembro. Com a capacitação, os alunos conseguirão compreender os principais transtornos mentais, seus impactos, sinais e sintomas relevantes para identificação, além de estratégias direcionadas para o autocuidado e o acolhimento de pessoas em situação de sofrimento ou crise.

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) de 2023 indicam que 63% dos brasileiros sofrem de ansiedade, 37% apresentam estresse severo, e 59% têm quadros de depressão. O estudo revela que uma em cada quatro pessoas no país enfrentará algum transtorno mental ao longo da vida.

Discutir abertamente o tema e promover ações efetivas para melhorar o cuidado com a saúde mental nas diversas camadas da sociedade tem um impacto econômico significativo, pois contribui para a redução de custos com afastamentos do trabalho e melhora a qualidade de vida dos profissionais.

A Capacitação de Socorristas em Saúde Mental é dividida em quatro módulos de aprendizado, com atividades ministradas por médicos do corpo clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e especialistas convidados. 

O conteúdo programático inclui temas como as principais doenças mentais no contexto atual (depressão, ansiedade, burnout), transtornos mentais relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas, e o impacto do estilo de vida na saúde mental (exercício físico, alimentação, sono, combate ao estresse). Além disso, a formação inclui tópicos sobre gestão de conflitos, liderança e estratégias anti-Burnout no ambiente de trabalho.

“Somos pioneiros em oferecer esse tipo de capacitação no país. O curso é inovador, desenvolvido com base em modelos de treinamento utilizados na Austrália e no Canadá e contribui de forma efetiva para auxiliar na identificação e acolhimento de pessoas em sofrimento emocional”, destacou o geriatra Leonardo Piovesan, gerente médico de Saúde Integral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Serviço:

Início: 02 de outubro de 2024

Duração: 6 semanas

Carga Horária: 18 horas

Mais informações podem ser obtidas pelo Link ou pelo WhatsApp 11 3549-0673.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz 

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um centro hospitalar de grande porte e referência em alta complexidade. Com 126 anos de história, oferece aos pacientes acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI), principal agência mundial de acreditação em saúde. Com corpo clínico renomado, formado por mais de 5 mil médicos cadastrados ativos e uma das mais qualificadas assistências do país. Desde 2008, atua na área pública como uma das Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência (ESRE) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde. 

Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Compartilhe

Você também pode gostar: