A mostra apresenta fotos tiradas pela Dra. Vanessa Prado, gastroenterologista do Hospital 9 de Julho, durante viagem de trabalho voluntário na Amazônia
São Paulo, fevereiro de 2020 – O Hospital 9 de Julho promove até o final de março a exposição “Equipe Guajupiá – Barco Hospital Missão Amazônia”, no Espaço Médico do H9J. A gastroenterologista do Hospital 9 de Julho, Dra. Vanessa Prado, esteve na Amazônia para realizar trabalho voluntário com a população local. A mostra traz registros fotográficos que vão desde a chegada da equipe com os barcos no interior, até o serviço prestado às crianças ribeirinhas.
“As fotos revelam uma troca de olhares dos nativos conosco e o quanto são felizes com o pouco que tem”, conta a Dra. Vanessa, que percorreu mais de 400 km de barco, em dois dias, para conseguir chegar às comunidades. O objetivo da viagem foi levar assistência médica e odontológica à população carente da região amazônica. Geralmente, os atendimentos eram realizados em uma escola, e em caso de gravidade, eram encaminhados a Parintins para atendimento especializado.
Com a ajuda de doações de materiais para curativos, gaze e remédios, o grupo conseguiu atender cerca de 380 pessoas em duas comunidades diferentes.
Sobre o Hospital 9 de Julho: fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade com destaque para as áreas de Neurologia, Oncologia, Onco- hematologia, Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva, Ortopedia, Urologia e Trauma. Possui um Centro de Medicina, Especializada com atendimento em mais de 50 especialidades e 14 Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Cálculo Renal; Cardiologia; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Infusão, Medicina do Exercício e do Esporte; Reabilitação; Clínica da Mulher; Longevidade, Doenças Inflamatórias Intestinais (CDII) e Trauma. Com cerca de 2,5 mil colaboradores e seis mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 470 leitos, sendo 102 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico com capacidade para até 22 cirurgias simultâneas, inclusive com duas salas híbridas (com equipamento de Hemodinâmica e Ressonância Magnética) e três para robótica, incluindo a Sala Inteligente, que permite a realização de cirurgias em sequência.