O Hospital 9 de Julho fará no dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Mundial do Rim, uma ação de conscientização sobre os cuidados e tratamentos com as doenças renais crônicas. A data também comemora o dia das mulheres, grupo que apresenta o maior número de casos de doenças renais, com uma em cada quatro mulheres entre 65 e 74 anos, diagnosticadas com algum tipo de problema renal.
Para a ação, serão distribuídos mais de mil kits com garrafas de água, ressaltando a importância de beber água durante o dia, e uma cartilha informativa sobre a importância da prevenção de doenças renais crônicas. A distribuição será feita no dia 8 de março das 8 às 17 horas para todos os pacientes e acompanhantes que passarem pela recepção do Bloco A do H9J e pelo Centro de Medicina Especializada (CME).
O objetivo da ação é conscientizar a população da importância de se ter bons hábitos durante a vida como beber água frequentemente, se alimentar de forma saudável e manter rotina de exercícios físicos, para evitar problemas renais como as infecções do trato urinário (ITU), cistos ou até mesmo a perda das funções renais.