Uma medida simples e absolutamente eficiente – lavar as mãos é essencial no controle das taxas de infecção hospitalar. É ainda uma das medidas mais importantes para garantir a segurança do paciente durante o período de atendimento. Para conscientizar e reforçar ainda mais a importância da higienização adequada das mãos, o Hospital Santa Cruz preparou uma série de atividades que vai envolver todos os colaboradores, do corpo clínico ao setor administrativo.
“Esta é uma campanha mundial, estimulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apoiada no Brasil pela Anvisa. Higienizar as mãos é uma responsabilidade de todos e que não deve nunca cair na rotina. É uma medida simples e que pode salvar vidas”, comenta a Gerente de Qualidade do Hospital, Dra. Adriana Blanco.
Este ano, o tema da campanha mundial da OMS é “A luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos”. O Hospital Santa Cruz adotou o lema “Não lavou, passou!” – a ideia é deixar bem claro que a responsabilidade é do colaborador, “se não houver a devida higienização, a doença será transmitida”, resume a médica. Um dos pontos altos da campanha deste ano será a dinâmica com a caixa de luz negra – com o uso de reagentes e iluminação especial, cada um poderá verificar a higienização das suas mãos.
Fonte: Hospital Santa Cruz