Durante o evento, realizado de 15 a 17 de junho, tema será apresentado dentro de um simpósio organizado pelo hospital, no dia 16 de junho, no qual também será discutida a aplicação de técnicas de cateterismo minimamente invasivas na resolução de casos que, até o momento, ainda demandam a realização de cirurgias cardíacas tradicionais
De 15 a 17 de junho, acontece o XXXVIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). Considerado como um dos principais acontecimentos da área de cardiologia da América Latina, o evento ocorrerá no Transamérica Expo Center, na Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, no bairro de Santo Amaro, na capital paulista. Entre os destaques da programação, estará o XII Simpósio do Hospital do Coração – As Fronteiras do Tratamento da Doença Cardiovascular.
“Em seus mais de 40 anos de história, o HCor tem sido responsável não só pelo aperfeiçoamento, mas também pela implementação de muitos dos procedimentos cardiológicos que, hoje, são amplamente utilizados em todo o Brasil. Por isso, a cada novo encontro organizado pela SOCESP, o hospital procura compartilhar parte deste pioneirismo com médicos e profissionais de saúde em atividade nas mais diversas instituições médicas do país. Tal iniciativa tem sido extremamente bem-sucedida, já que sempre contamos com lotação máxima em todos os nossos simpósios dentro do evento”, revela a cardiologista, Dra Amanda Sousa, vice-diretora do Instituto de Pesquisa (IP) do HCor e uma das responsáveis pela participação do hospital no congresso da SOCESP deste ano.
Realizado das 12h50 às 14h20, o simpósio do HCor nesta edição da conferência acontecerá no auditório 9 do setor azul do Transamérica Expo Center e será dividido em duas partes. A primeira será intitulada Celebrando o Cinquentenário da Primeira Ponte de Safena no Brasil. “Este acontecimento tem um significado muito especial para o HCor. Afinal, a referida cirurgia foi realizada por um dos fundadores do hospital, o Dr. Adib Jatene, em 1968, e está intimamente relacionada aos fatos que influenciaram a decisão de transformar a instituição em um centro de saúde dedicado à cardiologia. Portanto, além de contarmos os detalhes que envolvem esta história, apresentaremos não só os benefícios revertidos pelo procedimento, desde a sua chegada ao Brasil, mas também os avanços obtidos, ao longo dos anos, no que diz respeito à sua aplicação no país”, explica a Dra Amanda.
Já a segunda parte, denominada Casos Clínicos I, II e III, será dedicada à discussão de diferentes casos clínicos atendidos no HCor, com o objetivo de compartilhar conhecimentos adquiridos na abordagem de cada um deles com o público presente. “Basicamente, iremos apresentar os resultados que temos obtido ao tratar problemas cardíacos que, até o momento, exigem cirurgias cardíacas tradicionais de peito aberto por meio de técnicas de cateterismo. Esse tipo de abordagem representa um avanço importante dentro da cardiologia, já que nos oferece a chance de tratar casos complexos por meio de procedimentos minimamente invasivos, o que é fundamental no caso de pacientes em estado de maior fragilidade, como os idosos, por exemplo”, revela. “Acredito que o compartilhamento dessas informações não só estimula o aprimoramento das práticas intervencionistas no cenário nacional, mas também confere novas perspectivas de tratamento em casos nos quais as chances de recuperação e sobrevida são reduzidas”, conclui a cardiologista do HCor.
Serviço:
XXXVIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP)
Data: 15 a 17 de junho
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, em Santo Amaro, SP/SP
XII Simpósio do Hospital do Coração – As Fronteiras do Tratamento da Doença Cardiovascular
Data: 16 de junho
Horário: das 12h50 às 14h20
Local: Auditório 9 no setor Azul
Para mais informações: http://www.socesp2017.com.br/
Fonte: HCor