O evento foi promovido em São Paulo e reuniu lideranças de diversos hospitais do país
Nesta terça-feira, dia 23 de julho, a gerente de Segurança Assistencial e coordenadora do Núcleo de Epidemiologia e Desfechos Clínicos do Hospital Madre Teresa (HMT), Dra. Flávia Bosco participou do tradicional “Café da Manhã da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp)”. Na ocasião ela apresentou a palestra “A gestão da
informação e a mudança do modelo assistencial – utilizando o DRG com o apoio da ferramenta GPS".
Dra. Flávia iniciou fazendo um panorama dos desafios do sistema de saúde atual. Em em seguida falou sobre o envolvimento e gestão do Corpo Clínico nos novos modelos de atenção à saúde e contou a experiência e implantação da metodologia no HMT.
Segundo ela, o modelo assistencial atual – pautado na remuneração por consumo, é insustentável do ponto de vista econômico e não propicia o foco no resultado da assistência prestada. “Qualificar as informações em saúde, gerenciar os processos assistenciais e monitorar os desfechos clínicos, valorizando a segurança e a qualidade do atendimento, é o caminho para um modelo sustentável e que tenha como foco o principal dos atores envolvidos: o nosso paciente”, explica.
A Dra. Flávia ainda falou sobre a ferramenta DRG, que tem contribuído muito com o atendimento no Hospital Madre Teresa e com as avaliações de desempenho da assistência prestada por diversas instituições hospitalares.
Ao final os participantes puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências relacionadas ao tema.
Sobre a Anahp
A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) é composta por 120 hospitais particulares associados e além do Hospital Madre Teresa, figuram grandes centros de saúde brasileiros como o Hospital Albert Einstein (SP), Sírio Libanês (SP), Hospital São Rafael (BA), Moinhos de Vento (RS), Mãe de Deus (RS), AC Camargos (SP),
entre outros de grande porte nacional.