Colaboradores e seus dependentes podem solicitar uma segunda opinião do corpo clínico do Hospital e realizar o tratamento na própria instituição
Rosemeire Santos, técnica de enfermagem da UTI adulto do HCor, descobriu em dezembro de 2015 que tinha câncer de mama. Casada, mãe e recém formada em enfermagem, ficou desesperada. Rose procurou um médico pelo plano de saúde, que recomendou a remoção do tumor e explicou o tratamento. Já com cirurgia marcada, comunicou a situação à sua chefia e foi orientada a pedir uma segunda opinião no HCor.
Quando chegou à sala de Elaine Menezes, Coordenadora de Enfermagem do Trabalho e Qualidade de Vida, Rose estava fragilizada e mal conseguia falar sobre o assunto. O acolhimento e o suporte dados pelo hospital ajudaram a encarar o tratamento de frente. “No HCor fui tratada como alguém importante”, afirma a técnica de enfermagem.
O caso de Rose é mais um entre os cerca de 30 funcionários e dependentes do HCor que já utilizaram o benefício de Atendimento Interno de Tratamentos de Alta Complexidade desde 2013. O suporte oferecido vai desde o primeiro agendamento até o pós-operatório.
Em parceria com o Coordenador Médico do HCor, Dr. Michel Bittar, Elaine explica que uma análise dos procedimentos complexos feitos por colaboradores fora do hospital levantou uma questão: será que o tratamento foi adequado? “Começamos com a segunda opinião de um médico do HCor para avaliar se o procedimento e o tratamento eram indicados e necessários”, explica.
Rose, por exemplo, passou por consultas e fez uma bateria de exames para decidir qual o melhor tratamento. Teve a cirurgia remarcada para o meio do ano e fará quimioterapia por seis meses para tentar evitar a mastectomia total. Este é um benefício único oferecido pelo HCor. “Os objetivos deste projeto são o acolhimento diferenciado para o funcionário quando ele mais precisa, com garantia de qualidade, segurança e excelência no atendimento”, afirma Elaine.
Segundo Elaine, a iniciativa é reflexo direto da cultura do hospital: “Este cuidado vem das superintendências, da gerência do RH e de todas as equipes do Time HCor. Tenho um suporte muito grande”, conta.
Como tem acesso às solicitações feitas ao convênio médico, a enfermeira também faz uma busca ativa, identifica casos e entra em contato com o colaborador. “Em 99% dos casos aceitam”, diz Elaine.
Rose conhecia colegas que já haviam utilizado este benefício, mas o acolhimento e o comprometimento de todos tocaram a colaboradora. “Não sabia que o benefício tinha esta dimensão”, afirma.
Fonte: HCor – 29.02.2016