Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Felício Rocho volta a realizar Transplantes de Medula Óssea

O Hospital Felício Rocho voltou a realizar transplantes de medula óssea. No dia 9 de fevereiro, a paciente Moema Rosa de Oliveira foi a primeira a passar pelo procedimento. Ela era portadora de mieloma múltiplo, um tipo câncer que afeta originalmente a medula óssea.

Segundo o Dr. Guilherme Campos Muzzi, hematologista do Hospital, o procedimento obteve sucesso total. O  transplante foi da forma autóloga, em que as células progenitoras provêm do próprio paciente.

Para a realização do transplante, inicialmente foi administrado um medicamento chamado filgrastima para estimular as células tronco da medula óssea. Depois, essas células tronco foram “colhidas” através de aférese (procedimento semelhante a uma doação de sangue). “Administramos na paciente uma quimioterapia com altas doses, para destruir sua medula óssea doente, e, finalmente, infundimos suas células tronco, anteriormente recolhidas, para gerar uma nova medula óssea”, detalhou Dr. Guilherme.

Novo Ciclo

Quando ficou sabendo que o procedimento fora bem sucedido, Moema conta que ficou sem palavras, mas que, desde o início, acreditava que ia dar certo. “Fui muito bem cuidada e me explicaram cada passo do transplante; então estava confiante”, afirmou.

Ela sabe que, apesar do sucesso na realização do transplante, deverá, ainda, passar por um período de muitas restrições. Segundo o Dr. Guilherme Muzzi, nos próximos seis meses ela deverá ter cuidados com a alimentação, usar máscara, antibiótico profilático, frequentar ambientes com poucas pessoas, não ter contato com pessoas doentes, além de receber algumas vacinas e, “finalmente, acompanhamento regular com seu médico de origem”.

Apesar dessas recomendações, a alegria estava estampada no rosto de Moema, que teve alta no dia 26 de fevereiro e pode retornar à cidade de Governador Valadares, onde mora. “Está tudo preparado, todo mundo me esperando pra festa. Vai ter festa em Governador Valadares, em Campo Grande e nos Estados Unidos, locais onde também tenho parentes”, disse ao sair do Hospital.

Retomada

O Felício Rocho foi o primeiro Hospital em Minas Gerais a realizar um transplante de medula óssea, em 1989. O procedimento foi realizado pelo Dr. Wellington Morais de Azevedo.

A Unidade de Transplantes de Medula Óssea do Hospital foi reestrutura e hoje conta com toda a infraestrutura necessária para a realização do procedimento e recuperação dos transplantados.

Fonte: Hospital Felício Rocho – 09.03.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: