Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Faculdade Moinhos forma primeiras turmas de bolsistas do curso técnico de Enfermagem

Dos 50 novos profissionais, 36 integraram o projeto de bolsas de estudo do Instituto Moinhos Social em parceria com o Instituto Ling

Em uma cerimônia emocionante, a primeira turma de bolsistas de técnicos de enfermagem celebrou a conclusão de sua formação na Faculdade Moinhos. A formatura marcou um momento inédito: dos 27 profissionais, 24 foram contemplados pelo projeto de bolsas do Instituto Moinhos Social (IMS) — braço social do Hospital Moinhos de Vento — em parceria com o Instituto Ling. A segunda turma será formada no dia 29 de maio.

Dos 50 formandos, 36 foram beneficiados com o custeio integral do curso por meio do projeto. “Ver esses alunos se formando mostra que tudo faz sentido, que estamos cumprindo nosso propósito de educar, gerar desenvolvimento e ajudar a construir um novo futuro. Cada um deles representa uma semente de transformação social que estamos ajudando a plantar”, destacou Mohamed Parrini, CEO do Hospital Moinhos de Vento. “O Instituto Ling tem sido um parceiro essencial nessa caminhada, ajudando a manter viva nossa missão de cuidar das pessoas por meio do conhecimento”, complementou.

O Hospital Moinhos de Vento e a família Ling, possuem uma parceria de longa data e formalizaram em 2023 um acordo para a concessão de bolsas de estudo por meio do Instituto Ling. A iniciativa prevê a destinação progressiva dos recursos, com a expectativa de beneficiar ao menos 200 estudantes até 2027. Até o momento, 84 alunos já foram contemplados com o apoio educacional.

Vania Rohsig, superintendente Assistencial e de Educação do Hospital Moinhos de Vento, reforçou a alta taxa de absorção dos alunos formados pela instituição e a importância de iniciativas como essa. “Esses formandos sairão daqui prontos para atuar com excelência. Muitos já estão sendo integrados ao hospital, o que demonstra a qualidade da formação e a confiança no talento deles”, enfatizou.

Transformação de vidas

Presente na cerimônia, Anthony Ling, representando o Instituto Ling, afirmou que essa iniciativa auxilia na transformação de vidas por meio da formação de jovens de escolas públicas, abrindo caminhos de autonomia e dignidade, fortalecendo a saúde e impulsionando o desenvolvimento econômico de Porto Alegre.

“É um projeto que une inclusão, qualidade e impacto duradouro. O que os formandos conquistaram hoje não é apenas um diploma, é uma posição de protagonismo numa rede que cuida de vidas. E, para nós, que contribuímos um pouco para esse momento, o maior presente é ver o talento e a esperança de vocês florescendo, prontos para transformar o mundo”, ressaltou.

Concretização de um sonho

O curso técnico de Enfermagem foi criado a partir da necessidade de formação de profissionais para o Hospital da Restinga e Extremo Sul, na época de sua inauguração. Desde então, mais de mil técnicos já foram formados. Atualmente são 121 alunos ativos — sendo 50 deles recém-formados. 

O novo técnico de enfermagem, Tiago de Lima, orador da turma, não escondeu a emoção no momento da formatura. “É um sentimento de vitória, de dever cumprido, de que alcançamos metas e estamos com um futuro garantido para romper qualquer barreira”. 

O ex-cabeleireiro contou que sempre quis trabalhar com enfermagem e que a bolsa foi o impulso para ele investir na mudança de profissão. “Quando surgiu o processo seletivo eu vi que poderia ser a minha chance. Ter sido contemplado me ajudou porque como eu não tinha que arcar com nenhum custo e pude me dedicar 100% ao curso e à nova profissão”, concluiu.

O evento foi realizado no Hotel Laghetto Moinhos, em uma parceria com o Hotel e a Basilic Gastronomia.

Projeto Bolsas de Estudo

A iniciativa do Instituto Moinhos Social tem o propósito de fomentar a formação técnica e superior em comunidades com alto índice de vulnerabilidade social, impulsionando a inserção de alunos bolsistas no mercado de trabalho e estimulando a geração de renda. A ideia é que esses futuros profissionais atuem como agentes de transformação social em suas comunidades.

O IMS, lançado em dezembro de 2021, consolida as ações sociais do Hospital Moinhos de Vento em áreas essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Com estrutura própria de gestão, atua com foco no impacto social e econômico das comunidades em que está inserido.

Fonte: Hospital Moinhos de Vento

Compartilhe

Você também pode gostar: