Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Exercícios de verão trazem retornos além da beleza

A prática esportiva, que aumenta no fim de ano, pode beneficiar muito mais do que perder alguns quilos extras

A temporada de calor se aproxima e, com ela, o número de atletas aumenta em busca de um visual melhor para aproveitar as férias. Porém, poucos deles sabem que, quando bem orientada e feita de forma adequada, a prática esportiva é excelente para quem deseja ter hábitos saudáveis e evitar o aparecimento de inúmeras doenças crônicas, bem como sintomas de algumas enfermidades.

Uma atividade física regular de 30 minutos diários é capaz de auxiliar no controle da hipertensão, melhorar a taxa glicêmica do sangue, aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o ruim (LDL), além de controlar o peso do esportista. “Esses fatores, quando em níveis adequados, melhoram a condição cardiovascular das pessoas e diminuem os riscos de infartos e derrames. Praticar esportes ainda diminui o stress e a ansiedade”, explica o médico Roberto Cury, cardiologista chefe do Núcleo de Cardiologia o Hospital Samaritano.

Embora signifique qualidade de vida, os exercícios diários nunca devem ser praticados em excesso. Lesões nos joelhos, nos pés, nos ombros, em articulações e até mesmo no coração podem ocorrer, caso o atleta não esteja atento aos exageros.

Segundo o Dr. Cury, os treinos devem começar de forma leve e evoluírem gradativamente, conforme o corpo do atleta responder ao esforço. Ainda de acordo com o médico, a recomendação internacional é de que as atividades físicas sejam aliadas aos trabalhos de resistência muscular localizada (musculação). Não é recomendado que, logo no início, seja feito esforço além da capacidade do iniciante.

Massa Muscular

Uma parcela dos esportistas busca não só emagrecer, mas também ganhar músculos. Para isso, a suplementação alimentar torna-se prática dentro desse grupo, que muitas vezes não faz o consumo sob orientação médica ou nutricional. “Antes de iniciar o uso dos suplementos, é necessário que sejam feitos exames clínicos e laboratoriais para que os déficits de vitaminas ou aminoácidos, no corpo do atleta, sejam apontados”, alerta o cardiologista. E completa, “o atleta precisa estar muito atento à composição dos suplementos, uma vez que muitos possuem substâncias prejudiciais ao coração, como testosterona e anabolizantes”.

Nunca se esqueça

Antes de começar a praticar qualquer modalidade esportiva, é imprescindível que seja feito um check up rigoroso para que todo o sistema cardiovascular seja examinado. Só com essa análise é possível ter certeza de que o corpo da pessoa está apto ao esforço ao qual será submetido durante o esporte.

Sobre o Hospital Samaritano de São Paulo

Um dos principais centros de excelência em saúde do País, o Hospital Samaritano de São Paulo completa 120 anos de atividades em 2014.

Fundado em 25 de janeiro de 1894, nasceu como primeiro hospital privado da capital paulista e hoje é uma das poucas instituições de saúde que permanece em atividade, em duas passagens de séculos, com recursos do próprio negócio.

É um hospital especializado em Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Trauma, Transplante, Urologia e Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia, com atendimento completo e integrado aos pacientes, com acompanhamento em todas as etapas do tratamento.  Além disso, oferece Serviço de Emergência Especializada 24 horas em Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Trauma.

O Complexo Hospitalar do Hospital Samaritano conta com 19 andares, 310 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva, além de um Centro Cirúrgico com ¬16 salas para a realização de procedimentos de alta complexidade.

Desde 2004, é certificado pela Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes órgãos certificadores de padrões de qualidade hospitalar no mundo.

Fonte: Hospital Samaritano de São Paulo – 12.12.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: