Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Estudo para otimizar fluxo na emergência é apresentado em evento do Hospital Moinhos de Vento

Analisar etapas do processo de atendimento do paciente que chega até a emergência e sugerir modificações para agilizar o tempo de espera. Este foi o objetivo do estudo realizado no Hospital Moinhos de Vento e que será apresentado nesta sexta-feira (31) durante mais uma edição do Round de Pesquisa Clínica.

O estudo desenvolvido pela engenheira de Produção da UNISINOS Ester Neves Baungratz teve como objetivo usar a metodologia de Simulação de Eventos Discretos, através da análise do fluxo de entrada na emergência, e como determinadas intervenções poderiam resultar em melhorias. Para isso, foram observadas diversas etapas de atendimento do paciente (acolhimento, classificação, espera, atendimento médico) e identificados possíveis gargalos.

“Dentre as principais intervenções ficou constatado que se separássemos a triagem adulto da pediátrica teríamos uma redução importante do tempo de espera. Neste evento vamos mostrar aos outros profissionais da área da saúde e de outras áreas que os hospitais cada vez mais preocupam-se com fluxos e gestão,” destaca o Chefe do Serviço Médico de Emergência, Paulo Sergio Kroeff  Schmitz, que palestrará na ocasião juntamente com a pesquisadora.

Em 2013, o Hospital Moinhos de Vento afiliou-se a Johns Hopkins Medicine International. Desde o princípio do programa, as duas instituições deram início a um projeto de acompanhamento entre as emergências, que foram complementadas através de videoconferências mensais. Nos primeiros meses da afiliação, uma equipe da instituição americana esteve no Moinhos avaliando o andamento dos fluxos, entrada e saída de pacientes e, recentemente, retornou para reavaliar o andamento do plano.

O evento, voltado para o corpo clínico e colaboradores da instituição, será realizado no anfiteatro Schwester Hilda Sturm, 4º andar, Bloco C (acesso pela Rua Ramiro Barcelos, 910), das 12h15 às 13h15. Para inscrições acesse www.iepmoinhos.com.br/eventos.

Mais informações estão disponíveis no telefone (51) 3537-8735.

Fonte: Hospital Moinhos de Vento – 31.07.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: