Com umidade do ar na casa dos 20%, é importante ingerir bastante água para evitar desidratação e outros problemas.
Pelos próximos meses a tendência é que o clima de Brasília fique mais seco, com a umidade do ar na casa dos 20% ou menos. Além do grande aumento de queimadas nas áreas verdes do DF, os hospitais ficam cheios de pessoas com problemas respiratórios, conjuntivites, gripes e dermatites, pois o corpo humano pode apresentar dificuldades de adaptação, principalmente em crianças e idosos.
“Estas dificuldades estão relacionadas à hidratação e ao aumento da prevalência das doenças respiratórias, como a rinite e a asma brônquica. Pode ocorrer diminuição da hidratação da pele, dos olhos (irritação ocular, inchaço, lacrimejamento) e até ressecamento intestinal, com o aumento do aproveitamento da água pelo intestino. As mães que amamentam devem tomar um pouco mais de cuidado, pois a hidratação do bebê, até os seis meses, depende do leite materno”, alerta o clínico geral e pneumologista do Hospital Anchieta, Daniel Boczar.
Outro problema comum neste período é o sangramento no nariz. Isso ocorre principalmente devido à falta de hidratação das vias nasais. “O uso de soro fisiológico nasal é bastante eficaz na prevenção do sangramento e deve ser feito pelo menos seis vezes ao dia”, explica o médico.
Atividades físicas: De acordo com o especialista, não existe contraindicação à prática de exercícios no clima mais seco, porém as atividades devem ser realizadas em horários de maior umidade, antes das 10h da manhã ou após as 17h, sem esquecer o uso de filtro solar.
Principais cuidados: É importante ingerir bastante água, para o bom funcionamento do organismo, ajudando na função renal, eliminação de toxinas, hidratação da pele, cabelo e intestino. As roupas devem ser leves e frescas. “Use colírio lubrificante ou soro fisiológico nos olhos, pois no tempo seco a poluição também aumenta. Evite o ar condicionado e mantenha os ambientes umidificados – com uma bacia com água no quarto, toalhas úmidas ou umidificadores. Deve-se manter a casa limpa, arejada e ensolarada – nas residências de pessoas com doenças alérgicas, como a rinite e a asma, é necessário retirar tapetes, forrar travesseiros e colchões, evitar excesso de objetos que acumulem poeira, bem como tabagismo e animais dentro de casa”, reforça Boczar.
Fonte: Hospital Anchieta – 28.08.2015