Os médicos da equipe de Otorrinolaringologia do Hospital Madre Teresa (HMT) – BH/MG publicaram em abril deste ano, um relevante estudo de caso no periódico internacional – The Laryngoscope, um dos mais antigos e conceituados da categoria. O estudo de caso foi: “Inverted Nasal Papilloma Affecting Ears and Pulmonary Parenchyma: Case Report” – “Papiloma nasal invertido que afeta orelhas e parênquima pulmonar: relato de caso”.
De acordo com a equipe, esse pode ter sido o único caso do mundo. “Era uma paciente jovem, que apresentou um tumor nasal, chamado de Papiloma Invertido com desempenho agressivo e raro. Em pouco tempo ele já havia invadido o ouvido e a base do crânio em uma velocidade extremamente alta. Depois, foi detectada a mesma doença afetando o pulmão. Ou seja, o tumor apresentou um tipo de comportamento nunca encontrado na literatura” explicam.
Otorrinolaringologia do HMT
Composta por uma equipe multidisciplinar, o serviço de Otorrinolaringologia do HMT dispõe de dez profissionais, sendo dois cirurgiões de cabeça e pescoço e oito otorrinolaringologistas, desses últimos, dois profissionais realizam cirurgias Crâniomaxilofaciais. A equipe atua desde a inauguração do hospital, sob a coordenação do Dr. Ricardo Jacob Macedo.
Alguns dos principais procedimentos realizados pela equipe são: Septoplastia / Turbinectomia (correção de desvio de septo), Rinoplastia/Otoplastia, Cirurgia para Ronco e Apneia, Cirurgia Ortognatica , Amigdalectomia, Timpanoplastia (cirurgia para otite crônica), Implante Coclear, Cirurgia Endoscópica para Sinusite Crônica, Ressecção de Tumores Nasais, Ressecção de Tumores de Ouvido , Correção de Fístula Líquoricas Nasais e Cirurgia para Epistaxe.
Além de exames como: Audiometrias / Testes Vestibulares, Videoendoscopia nasossinusal, Video Faringo Laringoscopia, Vídeo Laringo Estroboscopia, VHIT (Vídeo Head Impulse Test), VNG (Vídeo Nistagmografia) e Sonoendoscopia.
Fonte: Hospital Madre Teresa