Incentivar a prática de lavagem das mãos, não somente quando sujas, mas também após o contato com superfícies contaminadas, fez o Hospital Israelita Albert Einstein promover nos últimos 15 anos a Campanha de Higiene das Mãos para pacientes e profissionais da saúde. Neste ano, para celebrar o tempo de atuação, o Einstein promove um evento, nos dias 9 e 10 de maio, para médicos e funcionários, para reforçar a prática.
O presidente do Hospital, dr. Sidney Klajner, fará um discurso sobre a importância desse cuidado como prática de excelência da Instituição, já que o Einstein tem uma das menores taxas de infecção dentre hospitais brasileiros, e em seguida, o ex-atleta, Oscar Schmidt, apresenta uma palestra motivacional que conta sua trajetória, desafios, espírito de liderança, comprometimento, lições de vida e esforço para alcançar o sonho.
Lavar as mãos pode parece um ato simples e sem significado. Mas, se pensarmos que higieniza-las pode salvar vidas, já que evita infecções, parece, e é, algo muito mais complexo. As mãos são um grande ponto de contágio de microrganismos que passam de pessoa para pessoa. O principal foco da campanha é alertar a importância da higiene antes do contato com pacientes e também no relacionamento entre as pessoas, médicos, enfermeiros, equipe multiprofissional e todos que estão no ambiente hospitalar.
A higienização previne infecções que muitas vezes acontecem em ambientes comuns. Podem acontecer pelo ar, gotículas de saliva e também pelo contato com materiais e equipamentos, mas se tomado alguns cuidados, pacientes e profissionais da saúde podem ajudar a evitar esse problema. Vale lembrar que esta prática não deve ser aplicada somente em ambiente hospitalar, mas também em casa. Diariamente realizamos contato com diversas superfícies, equipamentos e áreas que estão expostas a microrganismos.
#SafeHandsEinstein
Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein