A campanha Agosto Dourado tem como principal foco o incentivo à amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida do recém-nascido. Também conhecido como aleitamento materno, esse momento é um dos mais especiais após o nascimento, mas também pode trazer dúvidas para os pais. Para orientar as mães com dificuldades para amamentar ou que desejam melhorar a técnica, o CHN, Complexo Hospitalar de Niterói, pertencente à Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, disponibiliza consultas especiais sobre amamentação no CHN Mulher.
Durante os encontros, as pacientes recebem dicas de posicionamento do bebê durante a amamentação e orientação sobre o tempo entre as mamadas e outras informações importantes de acordo com as dificuldades relatadas. As consultas são conduzidas por uma equipe de enfermeiras obstetras em constante atualização sobre a saúde da mulher e da criança, com habilidade no aconselhamento sobre aleitamento materno e outros ensinamentos pertinentes ao período do pós-parto.
Segundo Francisca Paula Albuquerque, enfermeira obstétrica do CHN, o principal objetivo do consultório de amamentação é orientar, treinar, apoiar e ajudar as mães no processo de aleitamento após o nascimento do bebê. “A lactação materna tem importância fundamental para o desenvolvimento da criança desde os primeiros dias de vida. Além de fornecer as quantidades certas de nutrientes, vitaminas e minerais de que ela precisa para crescer, também ajuda a fortalecer o vínculo com os pais, principalmente a mãe que está em contato direto com ela”, explica Francisca.
Outro foco da consulta de amamentação é prevenir e tratar certas demandas relacionadas com o aleitamento materno, como dificuldade de amamentar ou o desenvolvimento de complicações nos seios, como fissuras e mastite.
Fonte: Complexo Hospitalar de Niterói