Ciência, tecnologia e inovação em favor da saúde

Trazendo para a pauta do congresso as iniciativas e o fomento a novas tecnologias realizados pelo governo federal, bem como a integração destes recursos à saúde, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes participou de um bate-papo com o vice-presidente da Comissão Científica do Conahp 2020, José Henrique Salvador.

De acordo com Pontes, o ministério prioriza e divide os investimentos em tecnologia em cinco frentes: estratégica, voltada para pesquisa espacial e nuclear, por exemplo; de produção, englobando áreas como indústria e agronegócio; habilitadora, que tem por objetivo promover sistemas mais complexos como nanotecnologias; desenvolvimento sustentável, focado em energias renováveis, soluções para poluição, entre outros; e tecnologia voltada para maior qualidade de vida, direcionada para áreas como saneamento básico e saúde.

Neste último tópico, o ministro falou sobre o investimento em tecnologias que deram as “diretrizes de como combater a pandemia através da ciência”, por meio de melhorias na capacidade de testes para covid-19, mais conhecimento sobre o vírus e melhor infraestrutura para pesquisas. “Tivemos um aumento de 13 laboratórios de campanha, fazendo sequenciamento genético e testes no país todo. Também aumentamos o número de laboratórios de biossegurança nível 2 para 3 e agora temos um nível 4, já com projeto em andamento”, contou.

Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição 77 da revista Panorama.

Compartilhe

Você também pode gostar: