Realizado na manhã de hoje (27) na sede da Associação em São Paulo, o Café da Manhã promovido pela DXC Technology apresentou as diretrizes que favorecem a criação de redes colaborativas para a entrega de saúde baseada em valor por parte dos hospitais atualmente. Omar Rodrigues, diretor de negócios para Healthcare, Life Sciences e Seguros da DXC Technology no Brasil e demais países da América Latina Sul, foi o palestrante do evento.
Um dos principais objetivos da saúde baseada em valor é proporcionar mais sustentabilidade para o setor, tanto do ponto de vista financeiro, quanto do ponto de vista assistencial e estratégico nas instituições hospitalares. Sair da modelo fee for service requer algumas mudanças para a área da medicina e um dos maiores desafios a serem superados para estabelecer a saúde baseada em valor, de acordo com Rodrigues, é o envelhecimento da população. “Uma população mais envelhecida causa um maior número de enfermidades crônicas e degenerativas, gerando mais custos e impactos na questão financeira para as redes hospitalares”, comentou.
De acordo com o diretor, as mudanças para o setor caminhar na direção da saúde baseada em valor passam por uma integração de sistemas digitais mais consolidada e estabelecida, bem como a comunicação aberta entre os hospitais e na relação hospital/paciente, novos modelos de negócios e atendimentos mais integrados, que promovam uma abordagem contínua, colaborativa e personalizada do paciente. Rodrigues salientou a importância da existência de uma parceria entre as redes hospitalares, para que não haja uma “competição de um hospital contra o outro” no momento de constituir, armazenar e até mesmo compartilhar informações do histórico clínico do paciente.
Outra mudança importante diz respeito à questão do empoderamento do paciente. Rodrigues acredita que o acesso aos meios de comunicação causa no paciente o desejo de busca por informações e, torná-lo ativo e engajado nos processos de cuidados e realização de tratamentos baseados em evidências e resultados, fazem com que o desfecho clínico seja melhor. “É importante aprimorar a experiência do paciente e, com uma visão 360° dos hospitais, colocá-lo no centro do processo de cuidado, utilizando mecanismos de tecnologias que o monitoram remotamente”, explicou.
As questões financeira e tecnológica também foram abordadas pelo diretor da DXC Technology. Há grande relevância para trabalhar de maneira contínua o aprimoramento da eficiência operacional e o controle de custos, com intuito de garantir a qualidade assistencial sem impactar financeiramente os hospitais. “O sistema de saúde precisa ser um aglutinador e fomentador de criação de redes colaborativas em saúde. Deve deixar de pensar no sistema baseado em volume e pensar em plataformas de serviços que integrem a saúde digital com a saúde populacional, com uma coleta de dados de forma padronizada, linguagem comum, além de contextualizar e enriquecer informações que gerem insights e, a partir dos insights, gerar ações”, concluiu.
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