Na manhã desta quinta-feira, dia 20 de setembro, o Hospital Madre Teresa (HMT) promoveu o tradicional “Café com Boas Práticas”. O evento tem como objetivo apresentar os novos modelos de atendimento e as novas práticas de saúde do HMT às operadoras de saúde. O Café foi realizado no Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (CDEP) e reuniu cerca de 150 participantes.
No evento, foram discutidos assuntos referentes às boas práticas de atendimento do da Instituição, dentre eles o “Centro Especializado em Cirurgia Cardiovascular”, “Novo Modelo Assistencial no Pronto Atendimento” e “Experiência do Paciente”.
A diretora geral do Hospital Madre Teresa, Irmã Fabiana Cândido fez a abertura e desejou boas-vindas aos presentes. Em seguida, o coordenador da Cirurgia Cardiovascular, Dr. Rodrigo Bernardes contou a história da equipe, que atua há 31 anos no HMT, tendo reconhecimento internacional na realização de cirurgias cardíacas de alta complexidade. Entre eles, o Prêmio Nacional de Cirurgia Cardíaca, recebido por Dr. Rodrigo pelo desenvolvimento da prótese “Anel de Castro Bernardes” – um implante intraluminal empregado no tratamento das doenças da aorta – constituindo a primeira equipe credenciada no Brasil para realização deste tipo de procedimento.
Em seguida, a gerente de Enfermagem, Denise Ramos explanou sobre a “Experiência do Paciente Hospitalizado”, assunto de extrema importância e priorizado no HMT. Ela explicou que o Projeto faz parte do Planejamento Estratégico da Instituição e tem como objetivo proporcionar ao paciente a melhor experiência durante a sua jornada na Instituição. A gerente apresentou ainda todas as ações que contribuem para que o HMT alcance o objetivo de encantar os pacientes.
Para complementar, a médica do DRG Brasil (Diagnosis Related Group), Dra. Flávia Bosco apresentou o tema “A Gestão da Informação e a Mudança do Modelo Assistencial”. Ela explicou que o DRG é um grupo de diagnósticos relacionados, que faz levantamentos visando a eficiência, produtividade e os custos hospitalares por meio das informações encontradas a partir da internação. Em seguida explicou a estruturação dos documentos em saúde, os perfis epidemiológicos, os principais indicadores do Hospital Madre Teresa e o mapeamento dos processos relacionados ao cuidado ao paciente. Ao final, apresentou o novo modelo assistencial, que tem como objetivo proporcionar ao paciente o melhor acolhimento, experiência e atendimento.
A Diretoria Técnica, representada pelo gerente médico Dr. Guilherme Zanini, trouxe uma apresentação voltada para o “Novo Modelo de Pronto Atendimento”. Foi mostrado os resultados dos protocolos assistenciais, o desenho e a implantação do novo processo, tais como a otimização dos fluxos da Ortopedia, Neurologia, Cirurgia Geral e Cardiologia. Além da reforma do bloco cirúrgico, entrada exclusiva de ambulâncias, inauguração de mais três elevadores, novo tomógrafo, dentre outras melhorias.
O encerramento foi realizado pelo diretor Administrativo do HMT, Sr. Marcos Vete, que agradeceu a presença de todos e se colocou à disposição para conversar e esclarecer dúvidas.