O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo teve suas duas unidades reconhecidas no Programa 3M pela adoção de Boas Práticas Clínicas. A Unidade Teixeira Soares foi reconhecida pelas Melhores Práticas relacionadas à Limpeza e Esterilização na categoria Diamond. Já a Unidade Uruguai recebeu o reconhecimento pela adoção das Melhores Práticas relacionadas à Fixação Segura de Cateteres na categoria Diamond Black, Melhores Práticas relacionadas à Limpeza e Esterilização na categoria Diamond e Melhores Práticas relacionadas ao Preparo da Pele, Normotermia e Incisão Cirúrgica na categoria Diamond.
A certificação, realizada pelo Grupo 3M do Brasil, através do Programa de Boas Práticas Clínicas, leva em conta a adoção de práticas seguras, além da redução de falhas e custos no ambiente hospitalar. Os reconhecimentos ao HSVP foram entregues após uma auditoria baseada na análise de itens pré-estruturados, que contemplam os critérios exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e os parâmetros internacionais de boas práticas. O Hospital demonstrou interesse voluntário na participação do Programa, tendo equipes envolvidas no processo de capacitação para aplicação dos protocolos.
Participaram da cerimônia de entrega da certificação em Porto Alegre a enfermeira Luciana Teixeira Ceolin, gestora da Unidade de Central de Materiais Esterilizados da Teixeira Soares, o enfermeiro Adelson Miotto, coordenador da Área Cirúrgica da Unidade Uruguai, e o gerente corporativo de enfermagem do HSVP, José Olavo Lupatini Filho. “É uma alegria receber novamente essas certificações! É mais um reconhecimento ao nosso trabalho. Nossas equipes se dedicam diariamente para oferecer o melhor atendimento, dentro das práticas seguras estabelecidas por normas nacionais e internacionais. Quem ganha com isso com certeza é o paciente”, comentou José Olavo.
Fonte: Hospital São Vicente de Paulo (RS)