Anahp Apoia | Lean Summit Saúde 2024: médicos e gestores de 10 hospitais e 3 organizações médicas discutem como transformar a gestão da saúde

Profissionais da saúde do Sírio-Libanês, Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hcor, Santa Joana, BP, entre outros, vão se reunir em São Paulo para compartilhar cases e aprendizados sobre como adotar o sistema lean, método de gestão originário do modelo Toyota

Um grupo de 34 profissionais de 20 organizações – entre hospitais, associações médicas e empresas – vão se reunir em São Paulo (SP) para apresentar cases, trocar experiências e discutir como transformar a gestão da saúde em hospitais e clínicas com o sistema lean, método originário do modelo Toyota.

Será no Lean Summit Saúde 2024, dia 3 de setembro, terça-feira, das 7h às 18h, no Anfiteatro do Hospital Sírio-Libanês, quarto evento de uma série histórica, cujo tema deste ano será “Criando valor sustentável na saúde”.

Associados Anahp têm 10% desconto no valor da inscrição. Para saber como utilizar o benefício, escreve para relacionamentoassociativo@anahp.com.br.

O encontro vai unir médicos, enfermeiros e gestores de 10 hospitais, incluindo Albert Einstein, Sírio-Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Santa Joana e A Beneficência Portuguesa. Também vai reunir especialistas de três grandes associações médicas: Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Nacional de Acreditação (ONA).

Terá ainda profissionais de três organizações governamentais: do Sistema Único de Saúde (SUS), da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo, e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O evento também trará ao Brasil um especialista internacional: o norte-americano Mark Graban, autor de “Hospitais Lean” e coautor de “Healthcare Kaizen”, livros premiados com o Shingo Research Award, prêmio que é “Oscar” da gestão lean nos EUA. Além de fazer uma palestra, Graban vai aplicar o workshop “Liderança Transformadora e Melhoria Contínua: Criando um Ambiente Seguro e Sustentável”.

O encontro é o resultado da estreia de uma parceria entre o Lean Institute Brasil (LIB) e o Hospital Sírio-Libanês, ambos com experiências históricas no tema.

O LIB é uma organização sem fins lucrativos de São Paulo (SP) que há mais de 25 anos dissemina o sistema lean, já tendo apoiado a transformação da gestão em milhares de organizações, incluindo hospitais e clínicas.

E o Sírio-Libanês, além de um dos mais renomados hospitais da América Latina, é um dos pioneiros do projeto “Lean nas Emergências”, feito em parceria com o Ministério da Saúde, uma ação que, há cerca de sete anos, por meio da adoção do sistema lean, vem reduzindo a superlotação em mais de 100 unidades de urgência e emergência em hospitais públicos e filantrópicos brasileiros.

Além das palestras de 34 profissionais de 20 organizações, essa parceria inédita “LIB-Sírio-Libanês” vai gerar uma “imersão” na gestão do hospital, com uma visita guiada e orientada pelo Sírio-Libanês, que vai mostrar “ao vivo” como ocorre a gestão na instituição. Por exemplo, o “Giro de Leitos”, a “Sala de Comando”, o “Painel de Governança” e o Programa de Melhoria Contínua: World Class Hospital®.

Também haverá no Sírio-Libanês duas “simulações realísticas”: uma que vai simular, na prática, a comunicação não violenta entre médicos, pacientes e familiares. E a outra que vai mostrar, também na prática, como aplicar o sistema lean em unidades de pronto atendimento e de UTI. Essas duas atividades serão opcionais aos participantes e serão realizadas no dia 4 de setembro.

“É uma parceria importante e um evento imperdível, pois LIB e o Hospital Sírio-Libanês são organizações com grande experiência em gestão na saúde: o ‘Lean nas Emergências’, por exemplo, uma iniciativa do Sírio-Libanês, gerou resultados notáveis ao transformar emergências em mais de 100 hospitais em todo o Brasil. O Sírio-Libanês tem uma experiência e um modelo de gestão que todos os hospitais deveriam entrar em contato através de ciclos de aprendizagem, assim como foi feito durante o ‘Lean nas Emergências”, ressaltou o médico oncologista Carlos Frederico Pinto, Senior Advisor do Lean Institute Brasil (LIB), autor do livro “Em busca do cuidado perfeito” e ex-diretor do IOV, organização que, por mais de 15 anos, implementou o sistema de gestão lean em suas unidades.

Para Paloma Rubinato, head para Saúde do Lean Institute Brasil (LIB) e que atuou por anos na gestão do Sírio-Libanês, trata-se de uma oportunidade única para conhecer de perto um hospital cujo programa de excelência é referência.

“Muitas profissionais do setor da saúde têm curiosidade em saber como o Sírio-Libanês desenvolve sua excelência clínica e em gestão. Poder vivenciar para entender, aprender e praticar essa experiência, para tentar implementar em seus hospitais, será uma excelente oportunidade. Todos ganharão muito com isso. As empresas, os profissionais, os pacientes, os familiares… enfim, toda a sociedade”, resumiu Paloma.

Para Marco Saavedra-Bravo, Gerente do Programa de Melhoria Contínua no Sírio-Libanês, o encontro será uma oportunidade única, na qual os profissionais da saúde poderão discutir estratégias, inovações e transformação organizacional, além de aprofundar o “lado humano” da gestão da saúde.

“Vai permitir que os participantes se conectem com líderes do setor, explorem novas abordagens para desafios comuns e encontrem soluções inovadoras que possam ser usadas nas organizações. Isso pode mudar a cultura organizacional e promover uma abordagem estratégica e eficaz à gestão da saúde, baseada nas tendências internacionais de melhoria contínua, desperdícios e inovação no atendimento ao paciente”, resumiu o gerente do Sírio-Libanês.

Nesse contexto, o Lean Summit Saúde 2024 terá um “pacote” de palestras com oito executivos do Sírio-Libanês, incluindo a de Paulo Nigro, diretor executivo, e de Edi Souza, diretor executivo de Negócios da Saúde.

O encontro terá falas de diversos especialistas de outros renomados hospitais igualmente referências. Por exemplo, Renato Tanjoni, do Hospital Israelita Albert Einstein, superintendente do PROADI-SUS, Fernando Torelly, diretor executivo do HCor, Paulo Chapchap e Juliana Amaro, respectivamente conselheiro e diretora de Marketing e de Experiência do Paciente do Grupo Santa Joana, e o médico Javier Mercado, diretor do Instituto de Cardiología Modelo, da Argentina, entre diversos outros.

Num único dia, as palestras dos 34 profissionais da saúde serão distribuídas por 14 sessões temáticas. Por exemplo, a sessão “Gestão Eficiente: aprimorando o Sistema Único de Saúde (SUS) para um futuro melhor”, que vai reunir falas de executivos do Sírio-Libanês, do Albert Einstein, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de A Beneficiência Portuguesa, do HCor, entre outros.

Para Flávio Battaglia, presidente do Lean Institute Brasil (LIB) e que há mais de dez anos acompanha in loco a adoção lean em hospitais pelo país, a essência desse modelo de gestão é desenvolver as pessoas, ou seja, os profissionais da saúde, para que eles próprios revelem e resolvam problemas cotidianamente.

“É um modelo de gestão que faz com que os profissionais questionem e repensem o trabalho que executam todos os dias. Isso é muito importante num ambiente hospitalar porque nesses locais há uma série de processos ruins que impedem que o cuidado seja entregue de maneira fluida e segura”, resumiu Battaglia.

Para ele, transformar a gestão por meio do desenvolvimento dos profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros e gestores – é essencial para melhorar o cuidado, fortalecer a segurança, eliminar desperdícios, reduzir custos, entregar mais valor aos pacientes de maneira sustentável e, assim, beneficiar toda a sociedade.

“No entanto, pouco adianta fazer isso com melhorias pontuais, que não consigam se sustentar ao longo do tempo”, complementou o presidente do LIB.

Serviço:

Lean Summit Saúde 2024: Criando valor sustentável na saúde

Dia 3 de setembro, quinta-feira, das 7h às 18h, no Anfiteatro do Hospital Sírio-Libanês. Mais informações e inscrições (vagas limitadas) no site oficial do evento.

Além de seguradoras e farmacêuticas, o evento espera receber representantes de hospitais, clínicas, profissionais de saúde, empresas de dispositivos médicos, HealthTechs, laboratórios de diagnósticos, fornecedores de insumos, governos, órgãos reguladores, instituições acadêmicas e associações profissionais.

Compartilhe

Você também pode gostar: