GRUPOS TÉCNICOS
Na última sexta-feira (26), a Anahp sediou mais uma reunião do GT Legal Regulatório. O encontro foi liderado por Ângela Tuccio, do Hospital São Camilo Pompeia, e Michele Alves, do Escritório Machado Nunes – responsável pela assessoria jurídica da Associação.
Os temas debatidos foram:
– Atualização das ações ajuizadas em todo o país contra a Resolução CMED 02/2018;
– Possibilidades de atuação do estabelecimento hospital em caso de recusa de alta médica por parte de pacientes ou responsáveis/famílias;
– Atuação em caso de constatação de paciente com arma de fogo;
– Possíveis implicações, em razão de sigilo de informações e compartilhamento de prontuários, em caso de funcionário, beneficiário de plano de saúde e paciente do estabelecimento hospitalar;
– Responsabilidade hospitalar em caso de furto de pertences de pacientes;
– Resolução CFM n° 2.226/2019;
– Materiais sobre a Cartilha de Direitos e Deveres do Paciente e Prontuário Eletrônico foram encaminhados ao Grupo de Estudos de Proteção de Dados.
Acompanharam a reunião 29 pessoas online e 9 presenciais, representando 21 hospitais, entre eles: A.C. Camargo Cancer Center, BP Mirante, Hospital 9 de Julho, Hospital Albert Sabin (MG), Hospital Albert Sabin (SP), Hospital BP, Hospital Costantini, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Mãe de Deus, Hospital Márcio Cunha, Hospital Nipo-Brasileiro, Hospital Pilar, Hospital Santa Cruz, Hospital Santa Marta, Hospital Santa Virgínia, Hospital São Mateus, Hospital Sepaco, Hospital Tacchini, Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco e Santa Casa de Maceió.
GT DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Hoje (29), ocorreu a reunião do GT de Tecnologia da Informação, que abordou como tema a gestão e governança de dados. Coordenada por Lilian Hoffmann, do Hospital BP, o encontro contou com a apresentação do convidado Fernando Nimer, da Gartner, que com toda sua experiência explanou sobre o cenário atual e o futuro dos serviços de saúde, a importância da percepção de valor e não de custo, bem como a forma cor-reta do tratamento do dado para exploração de todo seu benefício.
Foram apresentados ainda dois cases. Um deles, compartilhado por Rafael Freire, do Hospital Sírio-Libanês, trouxe soluções no campo de diagnóstico e agendamento de exames, áreas em que houve uma otimização dos processos com a implantação de programas específicos. Já o segundo, exibido por Lilian, apresentou a forma como o Hospital BP tem adotado os conceitos de gestão e governança de dados apresentados no início do encontro pela Gartner.
Ao todo, participaram da reunião 15 pessoas presencialmente e 36 on-line, representando: Hospital Albert Sabin (MG), Hospital Albert Sabin (SP), Hospital Aliança, Hospital BP, Hospital Costantini, Hospital Daher Lago Sul, Hospital do Coração – HCor, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Infantil Sabará, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Leforte, Hospital Madre Teresa, Hospital Marcelino Champagnat, Hospital Márcio Cunha, Hospital Memorial, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Nossa Senhora das Neves, Hospital Novo Atibaia, Hospital Samaritano, Hospital Santa Catarina, Hospital Santa Cruz, Hospital Santa Isabel, Hospital Santa Isabel, Hospital Santa Izabel, Hospital Santa Lucia, Hospital Santa Marta, Hospital Santa Rosa, Hospital Santa Virgínia, Hospital Santa Virgínia, Hospital São Camilo, Hospital São Mateus, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Tacchini, Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco e Vitória Apart Hospital.