Inauguração da nova Emergência Pediátrica do Hospital Moinhos de Vento
Hoje, o diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, esteve na inauguração da nova Emergência Pediátrica Elone Schneider Vontobel, do Hospital Moinhos de Vento (HMV). A estrutura possibilitará o aumento de 40% nos atendimentos às crianças e fortalecerá o sistema de saúde na capital gaúcha.
Vania Rohsig, superintende assistencial do HMV, ressaltou que a nova ala tem capacidade tanto para o atendimento do dia a dia, quanto para alta complexidade, com o foco no cuidado integral do paciente e sua família. Vania destacou ainda o apoio filantrópico da família Vontobel, que viabilizou o projeto.
Marco Aurélio destacou a importância de poder estar presente em um momento tão especial para o hospital e a sociedade. “Esse case serve de exemplo para todo o Brasil, esperamos que boas ações como essa incentivem mais pessoas a também fazerem o bem”.
GRUPOS TÉCNICOS
Aconteceu hoje (03), a reunião do Grupo de Trabalho Financeiro que serviu para definir diretrizes, prazos de entregas e tipo de material a ser entregue pelo grupo. Participaram no total, entre presenciais e online, 22 pessoas e 18 hospitais. Em sua primeira reunião do ano, os membros do grupo decidiram pela criação de cinco subgrupos, onde cada um deles exploraria um tema de relevância para a gestão financeira dos hospitais. Foram apresentados para todos os integrantes o escopo de trabalho de cada um, e ficou decidido que será elaborado um manual financeiro contendo todos os temas abordados pelos subgrupos e um workshop, ambos para 2020. Os hospitais presenciais foram: Hospital Albert Sabin/SP, Hospital Santa Joana, Hospital Primavera, Hospital Sepaco, Hospital Santa Izabel, Hospital Sírio Libanês, Hospital Samaritano, BP, HCor e Hospital AACD. Já os que estiveram de forma online foram: Hospital Cárdio Pulmonar, Laranjeiras Clínica Perinatal, Hospital Albert Sabin/MG, Hospital Santa Catarina/SP, Hospital Santa Marta, Hospital São Mateus, Hospital Vita e Santa Casa de Maceió.
Na última terça-feira, aconteceu a reunião do GT Home Care, sob a coordenação da Flávia Camargo, do Hospital Albert Einstein. O tema foi a transição de cuidado, com a apresentação do hospital: Albert Sabin (MG), por Carolina Granato, e do Hospital Vera Cruz, por Letícia Vieira. Participaram do encontro, entre presenciais e online, 21 pessoas, de nove hospitais. As profissionais ressaltaram a importância da identificação do paciente com potencial risco de longa permanência, para que o preparo de desospitalização seja iniciado com o máximo de antecedência, tornando o processo de alta mais confortável para o paciente e sua família, além de permitir o alinhamento completo com a equipe de Home Care (caso necessário). Também foi explanado nas apresentações o quanto a equipe de desospitalização é importante na educação e preparo do cuidador que ficará responsável pelo paciente após sua alta, e como o contato se mantém após esta alta, impactando de forma positiva na redução da taxa de reinternação. As instituições e hospitais presentes foram: PRONEP, NEAD, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Vera Cruz e Hospital Albert Sabin/MG. Já os que participaram online foram: Hospital Márcio Cunha, Hospital Santa Virgínia e Hospital Tacchini.