Trinta estudantes da PUCPR Campus Londrina e do SENAI apresentaram, nos últimos dias, soluções para o Hospital Evangélico de Londrina aperfeiçoar os fluxos de comunicação entre os familiares, pacientes e equipe multidisciplinar. O Desafio é sempre um projeto que aproxima os estudantes das realidades de mercado na busca de soluções de problemas práticos, o que resulta na melhoria das competências dos alunos e gera oportunidade para as empresas aprimorarem seus processos.
Este desafio teve início em maio e reuniu times multidisciplinares dos cursos de administração, ciências contábeis, direito, engenharia de produção, medicina, psicologia e engenharia do software, com o intuito de analisar a temática do desafio e desenvolver propostas de trabalho. As mentorias foram feitas pelos coordenadores dos cursos, professores e profissionais do HE Londrina, bem como o gerenciamento pelo Escritório de Melhoria Contínua.
O resultado foi surpreendente. Eles chagaram a MVPs (Minimum Viable Product) com projetos que ainda não existem no mercado. Um dos grupos participantes propôs um sistema para pacientes do Pronto Socorro, onde nos casos mais simples, considerados “atendimento verde”, o familiar pode baixar o aplicativo e acompanhar todo o status dos pacientes, como está evoluindo o atendimento dentro do hospital. A proposta reduz a ansiedade de familiares que muitas vezes não podem estar todos acompanhando dentro do hospital e, também, o acúmulo de pedidos de informação, que demandam muito tempo dos colaboradores da instituição.
Os projetos concebidos pelos estudantes foram avaliados por uma banca. Os grupos vencedores receberam prêmios de R$ 1 mil e 500 reais, e outras oportunidades como um ciclo no programa na aceleradora da PUC que ajuda empreendedores a alavancarem seus negócios e participação na Trilha Empreendedora, uma atividade da universidade que estimula jovens empreendedores a desenvolverem suas ideias.
A parceria foi de tanto sucesso que a PUC Curitiba decidiu institucionalizar o programa para todos os Hospitais da rede Marista.
Confira os premiados:
1º Lugar: Time Vermelho
SAFE, Sistema de Análise e Filtragem de Exposição. É um aplicativo responsável por auxiliar na comunicação entre paciente, família e corpo docente além de fornecer informações sobre o status atual do paciente, visando trazer mais segurança aos familiares e dando autoridade ao paciente a respeito de suas informações.
2º Lugar: Time Azul
Por meio do sistema Elo Hospitalar, através de servidor, terminais e aplicativo para dispositivos móveis com acesso à internet, visa-se atender a demanda de comunicação entre familiares, paciente e equipe multidisciplinar. O app contará com até quatro frentes de usuários, equipe multidisciplinar, paciente, familiar e/ou acompanhante.
3º Lugar: Time amarelo
O SAO é um sistema de geolocalização do paciente dentro das dependências do hospital. A partir da entrada do paciente no hospital sua pulseira denota a localização do mesmo (em cirurgia, aguardando atendimento, em CTI etc.), tranquilizando familiares e organizando equipe de saúde.