Durante um dos maiores eventos de Oncologia da América Latina, o Next Frontiers to Cure Cancer, promovido pelo A.C.Camargo Cancer Center, haverá no dia 16 de maio uma programação dedicada aos pacientes e cuidadores que será aberta ao público geral
Um dos principais eventos de Oncologia da América Latina, o Next Frontiers to Cure Cancer abrirá no dia 16 de maio em São Paulo com as atividades do Pre-Meeting. Dentre os painéis deste dia destaca-se uma programação dedicada aos pacientes, cuidadores, profissionais de saúde e representantes de organizações não-governamentais. O objetivo será debater políticas que ampliem o acesso ao diagnóstico precoce e tratamento do câncer de rim, doença que é o terceiro tumor mais frequente do aparelho geniturinário com cerca de 6 mil novos casos anuais, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Anualmente, segundo a OMS, o mundo registra mais de 200 mil novos casos e 90 mil mortes por câncer de rim.
O painel Direitos dos pacientes com câncer de rim acontecerá no Auditório do A.C.Camargo das 8h30 às 18 horas. Na abertura, o cirurgião oncológico e head do Departamento de Urologia do A.C.Camargo, Stênio de Cássio Zequi e os também urologistas Alejandro Nolazco, do Hospital Britânico, da Argentina e Diego Abreu Cravijo, do Hospital Pasteur, do Uruguai, vão apresentar o perfil do paciente com câncer renal na América Latina. Os três especialistas são responsáveis pela criação e lideram o Latin American Renal Cancer Group (LARCG), que reúne urologistas, patologistas e cirurgiões de mais de 50 centros especializados em pesquisa e tratamento do câncer de oito países latino-americanos. Há também colaborações em países como Estados Unidos, França e Espanha.
O LARCG reúne o mais completo banco de dados da América Latina sobre câncer renal, com mais de 6 mil casos. O objetivo é traçar o perfil da doença na região quanto a variáveis como gênero, idade ao diagnóstico, fatores de risco, comorbidades, modalidades de tratamento, acesso às terapias, assim como taxas de sobrevida em cinco anos e mortalidade. Dentre os resultados preliminares, os fatores de risco que despontam são a obesidade e o tabagismo, sendo que 7 entre 10 pacientes apresentam sobrepeso ou são obesos mórbidos e 6 entre 10 são fumantes.
ADVOCACY – A história e evolução da defesa dos pacientes (Patient Advocacy) com câncer será o tema da palestra de Bryan Lewis, fundador e presidente da International Kidney Cancer Coalition (IKCC), a maior organização do mundo em advocacy para pacientes com câncer de rim e seus cuidadores, atuante em 25 países. Também representando a IKCC estará o Professor do Departamento de Medicina Oncológica Genitourinária da MD Anderson Cancer Center, Eric Jonasch, que falará sobre a missão da IKCC e sua atuação e possibilidades no Brasil e América Latina.
A IKCC e o Dia Mundial do Câncer – Após notar um pouco de sangue em sua urina, Bryan Lewis, acreditou no começo que a coloração era em razão da cor do suco de amora que ele havia bebido. O sangramento persistiu e ele foi a um pronto-socorro. O primeiro diagnóstico foi de pedras nos rins. Para confirmar, foi feita uma tomografia computadorizada, que apontou para a possibilidade de ter um câncer renal. O diagnóstico de câncer se confirmou e havia também metástase. Passou por 13 horas de cirurgia e tratamento sistêmico com inibidor de tirosina quinase. Anos depois de ser sobrevivido à doença, Bryan criou a IKCC para ser uma voz de alerta ao câncer de rim nos Estados Unidos. Ressoou para outras nações.
Durante o evento em São Paulo, a IKCC fará o lançamento do World Kidney Cancer Day, que trará o lema “We need to Talk – Precisamos conversar”. A partir desta data haverá uma série de ações que culminará em 20 de junho, data em que o fato é celebrado, em um grande movimento global.
SERVIÇO
Painel: Direitos do Paciente com Câncer
Pre-Meeting do congresso Next Frontiers to Cure Cancer
Data: 16 de maio de 2019
Local: Auditório do A.C.Camargo Cancer Center
Endereço: Rua Tamandaré, 764, na Liberdade
Cobertura de imprensa: [email protected]
Mais informações: http://nextfrontiers.com.br/
Sobre o Next Frontiers to Cure Cancer
Com participação de cerca de 2 mil profissionais de saúde, alunos e cientistas, o Next Frontiers to Cure Cancer chega a sua quarta edição como um dos maiores eventos em Oncologia na América Latina. A cada ano, centenas de especialistas de renomadas instituições oncológicas no mundo apresentam, em São Paulo, o que há de mais relevante na fronteira do conhecimento sobre o câncer. A edição de 2019 acontecerá entre os dias 16 e 18 de maio.
Organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center, o evento reúne especialistas oriundos de diversos centros de câncer no mundo, como o M.D.Anderson Cancer Center, Memorial Sloan-Kettering (EUA), Princess Margareth (Canadá); universidades como Harvard, Cornell e Chicago (EUA), Heidelberg (Alemanha), Toronto (Canadá) e Turim (Itália); e instituições como NCI – National Cancer Institute (EUA), Weizmann (Israel) e Curie (França). Do Brasil, participam especialistas das principais universidades e instituições oncológicas. Em 2018, o evento contou com a presença de 240 palestrantes nacionais e internacionais que apresentaram e debateram os avanços e inovações em pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Este ano o tema central é Convergência – O Futuro da Oncologia, contexto que capta a rápida mudança que atravessa a medicina a partir da integração do conhecimento científico de diferentes áreas: física, química, engenharia, matemática, computação, entre outras. Atuam de forma sincronizada com as Ciências da Vida, determinando extraordinária expansão do conhecimento que vivenciamos. O fenômeno da Convergência já começa a ser gradualmente incorporado à prática assistencial – por exemplo, com a introdução da Inteligência Artificial e da análise integrada de dados volumosos, o Big Data.
Sobre o A.C.Camargo Cancer Center
Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center é um dos mais importantes centros especializados e integrados de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. A Instituição provê assistência integrada, de alta complexidade, humanizada e centrada nas necessidades e segurança dos pacientes, em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação.
No A.C.Camargo, médicos e cientistas atuam em conjunto no desenvolvimento de pesquisas que serão aplicadas no futuro da oncologia, resultando nas melhores alternativas terapêuticas e, consequentemente, no aumento dos índices de cura e de sobrevida do paciente. Possui o mais importante centro privado de Pesquisa sobre o Cancer do País. No Ensino, é a principal Instituição formadora de especialistas, residentes, mestres e doutores em oncologia do país, aptos a compartilhar o conhecimento e atuar no combate ao câncer em benefício de toda a sociedade.