
A Santa Casa de São José dos Campos é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 15 de agosto de 1899. Com 122 anos de prestação de serviço à saúde da população, a instituição se tornou referência na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, atendendo pacientes advindos do Sistema Único de Saúde e de convênios particulares.
A entidade associa sua experiência secular ao dinamismo de um grande centro de saúde, que a partir de um plano estratégico de negócios passou a atuar de forma empresarial, trazendo investimentos, novos conceitos e um olhar diferenciado à missão de acolher, respeitar e cuidar.
O atendimento médico especializado em média e alta complexidade do hospital conta com o suporte de nove clínicas e um ambulatório da Rede Saúde Santa Casa, que oferecem diversas especialidades e equipe multidisciplinar com respaldo de profissionais altamente qualificados. Em 2021, o serviço foi expandido com a inauguração de dois Centros Oncológicos, um em funcionamento na Santa Casa de São José dos Campos e outro na Clínica Taubaté.
O hospital filantrópico é a primeira instituição do tipo a receber a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo contemplada, em 2018, com o selo “Acredito com Excelência”, mais alto patamar de certificação sobre cultura organizacional e que segue rígidas normas de avaliação, sendo conferida apenas aos hospitais que se destacam pela sua estrutura, organização, capacitação profissional, qualidade de atendimento e segurança.
A instituição também foi classificada como hospital estruturante pelo governo do Estado de São Paulo, título concedido às instituições bem avaliadas, que atendem SUS e são referência em atendimentos complexos, como cirurgias e transplantes de órgãos.
A Santa Casa de São José dos Campos é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 15 de agosto de 1899. Com 124 anos de atuação, é referência no atendimento à população de toda a região metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, compreendendo 39 municípios e mais de 2,5 milhões de habitantes.
A prestação de serviço – ao SUS (Sistema Único de Saúde) e a convênios particulares -, em média e alta complexidade, é feita com o suporte de nove clínicas que integram o complexo de atendimento da Rede Saúde Santa Casa.
A instituição figura entre os 519 hospitais do Brasil homologados e certificados com a Acreditação Nível 3 (Acreditado com Excelência), da ONA – Organização Nacional de Acreditação, o qual demonstra que a unidade tem uma cultura organizacional de melhoria contínua. Nesta categoria, configuram apenas 32 entidades filantrópicas, sendo a única Santa Casa nível 3 no estado de São Paulo e a primeira certificada no Brasil.
Se tornando referência estadual e conquistando novas habilitações, aumentou os atendimentos ambulatoriais e clínicos, internações, cirurgias e atendimentos de alta complexidade. Na área de transplantes, por exemplo, a Santa Casa de São José dos Campos é referência na realização de procedimentos hepáticos, atuando também com transplantes renais e de medula óssea autogênico (quando a medula vem do próprio paciente).
Outro serviço referenciado é o tratamento a pacientes queimados, por meio da Unidades de Tratamento de Queimadura.
Com experiência secular, a Santa Casa de São José dos Campos trabalha sob plano estratégico para cumprir, a cada dia, sua missão de acolher, respeitar e cuidar.