O que você irá aprender
Os sistemas de saúde do mundo todo têm passado por transformações significativas. Entre as mudanças, o debate crescente sobre a adoção de um modelo baseado em valor, conhecido como Value-Based Health Care (VBHC), está presente nas agendas das organizações de saúde. Esse conceito tem como premissa central otimizar os resultados clínicos e a experiência do paciente, ao mesmo tempo que se controla os custos, promovendo uma alocação mais eficiente dos recursos.
O objetivo do VBHC é garantir que o cuidado entregue seja focado na qualidade e no impacto positivo na saúde dos pacientes, em vez de se concentrar apenas no volume de atendimentos ou procedimentos realizados.
Redesenhar o modelo de cuidado com base em valor requer uma reavaliação profunda dos processos, desde a prevenção até o tratamento e o acompanhamento, incorporando práticas que aumentem a efetividade clínica, a segurança e o bem-estar dos pacientes.
Essa mudança implica uma colaboração mais integrada entre as equipes de saúde, os players do setor, a adoção de tecnologias que facilitam a medição de resultados e a promoção de uma cultura que coloca o paciente no centro do cuidado.
Pensando nisso, a “Redesenhando o modelo de cuidado com base em valor” conta com a participação especial da Academia VBHC para apresentar e discutir com os participantes os conceitos e os elementos fundamentais para a implementação bem-sucedida de VBHC, para que possam aplicar no contexto das suas organizações de saúde.
A partir do conceito clássico baseado na Escola de Harvard e no conceito do Quádruplo Valor da Escola Européia, a proposta do curso visa proporcionar uma percepção ampliada de valor, que se aplique ao contexto de países que possuem um robusto setor privado de saúde, em paralelo a um setor público com cobertura universal de saúde, como é o caso do Brasil.
Também serão discutidos temas como variação em saúde, casos de implementação (frontrunners) e como vem evoluindo a agenda de valor, a transição para modelo de Organização Baseada em Condições, o dashboard de valor e os incentivos para melhoria contínua de valor.