GESTÃO DE PROCESSOS E EXCELÊNCIA OPERACIONAL EM SAÚDE

  • Evento presencial com emissão de certificado.
  • 24 de Abril de 2025
  • Rua Cincinato Braga, 37, 4º andar - Paraíso, São Paulo

O que você irá aprender

A excelência operacional é um fator-chave para a sustentabilidade e eficiência do setor de saúde no Brasil. Em um cenário de alta demanda, restrições orçamentárias e necessidade de otimização de recursos, a melhoria contínua dos processos hospitalares garante qualidade assistencial, redução de desperdícios e melhor experiência para o paciente.

A proposta desta capacitação é desenvolver hospitais e players da saúde na aplicação de práticas de excelência operacional, compartilhando cases de sucesso dos principais hospitais brasileiros e explorando metodologias como Lean Healthcare e Six Sigma. Esses conceitos permitem minimizar erros, otimizar custos e aumentar a eficiência dos serviços.

Com a transição para modelos de remuneração baseados em valor, a gestão eficiente dos recursos torna-se ainda mais estratégica, promovendo sustentabilidade financeira e melhores desfechos clínicos. Além disso, a digitalização e automação de processos potencializam esses ganhos, tornando o sistema mais ágil e acessível.

A implementação da excelência operacional é um passo essencial para que hospitais brasileiros possam oferecer um atendimento de qualidade, sustentável e alinhado às melhores práticas globais.

Objetivo

Capacitar hospitais e players da saúde na aplicação de metodologias de excelência operacional, promovendo eficiência e sustentabilidade na gestão hospitalar; Compartilhar cases de sucesso dos principais hospitais brasileiros, demonstrando como a otimização de processos pode impactar positivamente a qualidade assistencial e a sustentabilidade financeira; Desenvolver a habilidade de mapear, analisar e melhorar processos hospitalares, utilizando ferramentas como Lean Healthcare, Six Sigma e entre outros; Demonstrar o impacto da excelência operacional na segurança do paciente e nos processos assistenciais, além do seu impacto no administrativo financeiro; Fortalecer a cultura de melhoria contínua e gestão baseada em dados, capacitando profissionais para implementar mudanças estruturadas e sustentáveis em suas instituições; Discutir elementos sobre os aspectos culturais e do ponto de vista de gestão de equipes, com foco em alto desempenho.

Diferencial

O conteúdo do programa reúne aulas, apresentações e estudos de caso de instituições renomadas do setor, como: Dasa, Ekantika, Genius Consultoria, Hcor, Hospital Santa Paula, Hospital Sírio-Libanês e UpFlux.

Público-alvo da capacitação

Gestores e profissionais de saúde interessados em conhecer com mais profundidade os conceitos e estratégias relacionadas a gestão de processos e excelência operacional.

Palestrantes


Alex Meincheim

CEO da UpFlux
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Felipe Arantes
Diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Hapvida Notredame Intermédica
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Fernando Torelly
CEO do Hcor
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Jefferson Gomes da Silva
CCO da Genius Consultoria
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Marco Saavedra Bravo

Gerente de Melhoria Contínua do Hospital Sírio-Libanês
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Anahp Pro_Thiago Damasceno


Tiago Damasceno

CEO do Hospital Santa Paula
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Anahp Pro_Thiago Souza


Thiago Souza

Gerente Executivo de Excelência Operacional da Dasa
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Anahp Pro_Viviane Salyna


Viviane Salyna

CEO da Ekantika
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Agenda

Dia 24 de abril

  • 8h00 | Coffee Break
  • 8h30 | A importância da gestão de processos e excelência operacional, na visão do CEO (Fernando Torelly, Hcor)
  • 9h15 | Metodologias e sistemas de melhoria contínua e excelência operacional em organizações de saúde (Marco Saavedra Bravo, Hospital Sírio-Libanês)
  • 10h15 | Intervalo
  • 10h30 | Cultura de excelência: engajamento dos colaboradores na jornada de excelência operacional e os principais desafios (Jefferson Gomes da Silva, Genius Consultoria)
  • 11h30 | Debate: Como gerar resultados efetivos e demonstrar valor sob a ótica dos hospitais e fontes pagadoras (Felipe Arantes, Grupo Hapvida Notredame Intermédica; Jefferson Gomes, Genius Consultoria; Tiago Damasceno, Hospital Santa Paula; e Viviane Salyna, Ekantika))
  • 12h30 | Almoço
  • 14h00 | Eficiência de processos hospitalares e desperdícios na saúde (Alex Meincheim, UpFlux)
  • 15h00 | Case: Como a inteligência artificial pode melhorar os processos na saúde (Tiago Damasceno, Hospital Santa Paula)
  • 15h45 | Case: Programa de Melhoria Contínua do Sírio-Libanês/World Class Hospital (Marco Saavedra Bravo, Hospital Sírio-Libanês)
  • 16h30 | Case: Excelência Operacional em Saúde: desafios e aplicações (Thiago Souza, Dasa)
  • 17h15 | Debate: Como liderar a transformação por excelência operacional nos hospitais brasileiros (Alex Meincheim, Marco Saavedra Bravo e Thiago Souza)
  • 18h00 | Encerramento

Investimento

Não associados Anahp
Valor para colaboradores de outras instituições:
R$ 600,00
Associados Anahp
Valor especial para colaboradores de hospitais-membros:
R$ 600,00
R$ 300,00